7.7.19

Plano para um mundo melhor

Lição 2, 06 a 12 de Julho


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu Sou o Senhor.” Levítico 19:18

LEITURAS DA SEMANA: Êxodo 3:7; 22:21-23; Mateus 22:37-40; Deuteronómio 14:22-29; 26:1-11; Levítico 25:9-23

Na Sua misericórdia, Deus manteve sempre um relacionamento especial com algumas pessoas. Nas histórias de Enoque, Noé, Abraão, Isaque e Jacó – entre outras – vemos o anseio divino de reconstruir com o ser humano o relacionamento rompido. Mas isto não era apenas para o benefício destes poucos indivíduos e das suas famílias. A ligação deles com Deus e a bênção que eles receberam do Senhor fazia parte de um plano maior de reparar este relacionamento e partilhar a bênção com os outros. Deus disse a Abraão: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! [...]; em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (Génesis 12:2, 3). Assim como Abraão foi abençoado, ele podia ser uma bênção para os outros.

Essa bênção viria mediante a nação de Israel e, em última instância, através do Messias, que procederia desta nação. Com a formação do povo de Israel, Deus passou a trabalhar com toda a nação. Então, Ele começou a dar-lhes leis, estatutos, festas e práticas que seriam um estilo de vida, para que os que fossem abençoados por Ele pudessem abençoar outras pessoas também.

Certamente este princípio ainda existe hoje.