7.7.19

O Deus que ouve

Domingo, 07 de julho 

“Certamente, vi a aflição do Meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento.” Êxodo 3:7 

Quatrocentos anos de espera é muito tempo, especialmente em condições de escravidão cada vez mais cruel. Deus tinha prometido que voltaria ao Seu povo e o tiraria do Egito. Porém, a cada geração o povo era abandonado à edificação da riqueza e do prestígio dos seus opressores idólatras, e durante todo esse tempo parecia que Deus estava em silêncio. 

Então, Deus manifestou-Se de maneira singular. Ele apareceu numa sarça ardente, no deserto distante, a um líder improvável, um príncipe fugitivo e pastor humilde chamado Moisés. A esse homem relutante Ele deu uma obra a fazer, e a primeira parte dessa obra consistia em voltar aos israelitas no Egito com a mensagem de que Deus tinha ouvido e visto a opressão deles e de que, evidentemente, o Senhor Se importava. Na verdade, Deus estava prestes a fazer algo para mudar drasticamente a situação do Seu povo. 

1. Leia Êxodo 3:16, 17. Porque era importante que Deus começasse a descrever o Seu plano ao povo com esta mensagem específica? O que chama a sua atenção sobre esta declaração divina? 

O Senhor tinha um plano para libertar o Seu povo e conduzi-lo a uma terra melhor. Mas a Sua intenção ia além disso. Ele não pretendia que Israel escapasse do Egito desprovido de recursos. Durante centenas de anos, os israelitas contribuíram para a riqueza do Império Egípcio. Deus previu a resistência inicial de faraó, mas assegurou a Moisés que os israelitas seriam compensados por seus anos de trabalho árduo: “Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias” (Êxodo 3:21). 

Após muitos anos de opressão, Deus aproveitou a oportunidade para estabelecer um novo tipo de sociedade com estes ex-escravos. O Senhor desejava que eles vivessem de uma maneira diferente e estabelecessem um povo que continuasse a ser sustentável e viável. O Seu plano previa que esta nova comunidade fosse um modelo para as nações vizinhas e, como foi planeado para Abraão, que as bênçãos que eles recebessem de Deus também abençoassem o mundo todo. 

Deus vê o sofrimento das pessoas no mundo e ouve os seus pedidos de ajuda. O que revela isso sobre Ele? Considere Êxodo 4:31.