31.7.19

O clamor dos profetas

Lição 5, 27 de Julho a 02 de Agosto 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Miqueias 6:8 

LEITURAS DA SEMANA: 1 Samuel 8:10-18; Amós 5:10-15; Miqueias 6:8; Génesis 19:1-13; Ezequiel 16:49; Isaías 1:15-23 

Os profetas do Antigo Testamento estão entre os personagens mais interessantes da Bíblia. A sua voz estridente, as suas mensagens ousadas, o seu sentimento de pesar, ira e indignação, bem como as encenações ocasionais das suas mensagens fizeram com que fosse impossível ignorá-los, mesmo que nem sempre fosse confortável estar perto deles. 

Enviados primeiro a Israel e a Judá, estes profetas conduziram o povo escolhido de volta ao seu chamado em Deus. O povo e os seus líderes foram facilmente atraídos pelos ídolos e estilo de vida das nações vizinhas. A tarefa ingrata dos profetas era insistir que eles se arrependessem, às vezes lembrando-os do amor de Deus por eles e das Suas obras em seu favor, e às vezes advertindo-os das consequências, caso eles continuassem a afastar-se de Deus. 

Como veremos também, entre os pecados e males contra os quais os profetas advertiram os líderes e o povo, um dos maiores problemas era a opressão aos pobres, necessitados e indefesos. Evidentemente, a adoração de ídolos e a adoção de práticas religiosas falsas eram coisas terríveis. No entanto, levar vantagem sobre os fracos e pobres também era algo digno de condenação.