22.7.19

Misericórdia e justiça em Salmos e Provérbios

Lição 4, 20 a 26 de Julho 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Defendei o pobre e o órfão; fazei justiça ao aflito e necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.” Salmos 82:3, 4 

LEITURAS DA SEMANA: Salmos 9:7-9, 13-20; 82; 101; 146; Provérbios 10:4; 13:23, 25; 30:7-9 

Os livros de Salmos e Provérbios descrevem a experiência com Deus nas coisas comuns da vida, não apenas em momentos de adoração ou em outras atividades religiosas. Enquanto o livro de Provérbios oferece uma gama de conselhos da sabedoria prática, desde relacionamentos e família a negócios e governo, os Salmos são uma coletânea de cânticos que compreende uma variedade de emoções e experiências espirituais, desde lamentos e louvores exultantes e tudo o mais. Sabemos que a nossa fé deve fazer a diferença em todos os aspectos e experiências da nossa vida, pois Deus tem especial interesse em cada um deles. 

Entretanto, toda a reflexão sobre a vida neste mundo decaído dificilmente ignora a injustiça que tanto permeia a condição humana. Na verdade, ela é repetidamente descrita como algo com que o nosso Senhor Se importa e procura aliviar. Ele é a esperança dos desesperados. 

Embora apenas possamos tocar brevemente no que estes livros declaram sobre o assunto, talvez esta lição o possa inspirar a ser mais proativo em atender às necessidades dos pobres, oprimidos e negligenciados. Que o estudo resulte na sua decisão de responder a este chamado de Deus!