14.7.19

Maná suficiente

Domingo, 14 de Julho 

Após gerações de escravidão e a degradação social que essa condição infligiu ao Seu povo oprimido, Deus buscou elevar os recém-­libertados israelitas, apontando-lhes um estilo de vida melhor e dando-lhes leis para a melhor organização da sua nova sociedade. Porém, uma das primeiras partes deste processo veio na forma de uma lição prática e instrutiva. 

Continuando durante todos os 40 anos de peregrinação do povo pelo deserto, este ritmo de vida, evidência visível da provisão de Deus e do exercício de altruísmo, devia-se ter tornado parte da cultura da sociedade israelita. Esta lição ocorreu na forma do maná, uma comida que aparecia no chão todas as manhãs ao redor do acampamento dos israelitas. 

1. Leia Êxodo 16:16-18. Na sua opinião, qual é a importância da medida específica para cada pessoa, enfatizada nestes versos? 

Em 2 Coríntios 8:10-15, Paulo fez referência a esta história como um exemplo de como os cristãos devem doar: “Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade” (v. 14). 

A lição para os israelitas (e para nós) é esta: Deus concede o suficiente para o Seu povo e para as Suas criaturas. Se apanhamos apenas aquilo de que necessitamos e estivermos preparados para partilhar o excedente com os outros, Deus vai cuidar de nós e proporcionar-nos-á todas as coisas. Apanhar apenas o maná suficiente para o dia exigia do povo a confiança de que haveria mais no dia seguinte. Pessoas oprimidas, como os escravos israelitas, tendem a concentrar-se na sua sobrevivência; porém, Deus desejava mostrar-lhes uma vida de confiança, generosidade e solidariedade. 

Mas havia outra dimensão notável nesta prática. Todas as sextas-­feiras surgia no chão uma porção dupla de maná e, nesse dia – e apenas nesse dia – as pessoas deviam recolher o maná extra, em preparação para o Sábado. A provisão especial para o Sábado tornou-se um meio adicional para que o povo aprendesse a confiar no Senhor em todas as suas necessidades. Essa porção extra de maná, um ato de graça da parte de Deus, permitiu-lhes desfrutar ainda mais plenamente do descanso que Deus lhes prometeu no Sábado. 

O que podemos fazer às sextas-feiras para aproveitar melhor o que Deus nos oferece no Sábado?