5.7.19

Estudo adicional 5.7.19

Sexta-feira, 05 de Julho 

Texto de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 44-51 (“A Criação”). 

“‘Deus é amor’ (1 João 4:8). A Sua natureza, a Sua lei são amor. Assim sempre foi; assim sempre será. ‘O Alto e o Sublime, que habita a eternidade’ (Isaías 57:15), cujos caminhos ‘são eternos’ (Habacuque 3:6), não muda. Nele ‘não pode existir variação ou sombra de mudança’ (Tiago 1:17)” [...]. 

“Toda a manifestação de poder criativo é uma expressão de amor infinito. A soberania de Deus compreende a plenitude de bênçãos a todos os seres criados.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 33 

“Se os homens cumprissem o seu dever como fiéis mordomos dos bens de Deus, nenhum clamor haveria por pão, nenhum sofredor em penúria, nenhum desagasalhado em necessidade. É a infidelidade dos seres humanos que gera o estado de sofrimento em que está mergulhada a humanidade. [...] Deus fez dos homens os Seus mordomos, e não deve ser feito responsável pelos sofrimentos, miséria, desamparo e necessidades da humanidade.”
Ellen G. White, Beneficência Social, p. 16 

Perguntas para discussão 

1. Analise a última declaração de Ellen White acima. Quem é responsável por grande parte da pobreza que vemos? O que revela isto sobre a importância da mordomia fiel? 

2. Durante milhares de anos o pecado arruinou a Terra. Apesar disto, ainda é possível ver o amor divino na criação? Considerando a nossa fé no Criador, como podemos ajudar os outros a ver a bondade na Sua criação? 

3. O que significa a palavra mordomia? A lição desta semana expandiu o seu pensamento sobre o que é ser um mordomo, especialmente quando somos chamados por Deus? 

4. Se nos lembrássemos de que todas as pessoas foram “criadas por Deus à Sua imagem”, a nossa maneira de tratá-las seria diferente? 

Resumo: Deus criou um mundo bom e perfeito e designou o ser humano, criado à Sua imagem, para cuidar da criação. Embora o pecado tenha arruinado os relacionamentos que Deus originalmente planeou para nós, ainda temos uma função a desempenhar como mordomos da criação e cuidadores dos nossos semelhantes. Cumprir esta função é uma forma de honrar a Deus como Criador.