10.7.19

Escravos, viúvas, órfãos e estrangeiros

Terça-feira, 09 de Julho 

3. Leia Êxodo 23:9. Qual é a mensagem de Deus para Israel neste verso? 

Como escravos recém-libertados, os israelitas sabiam o que era ser oprimidos, explorados e marginalizados. Enquanto celebravam a liberdade, a 
preocupação de Deus era de que eles se esquecessem de onde tinham vindo, o que era ser excluído e o que Ele tinha feito para os salvar. Ele instituiu a Páscoa como um evento memorial e uma oportunidade para recontar a história: “O Senhor com mão forte nos tirou da casa da servidão” (Êxodo 13:14). 

4. Leia Êxodo 22:21-23. Quando Deus instruiu o povo quanto ao modo de tratar os menos afortunados na sua nova sociedade, porque foi importante lembrá-los da sua própria história de escravidão? 

Os ecos mal tinham desaparecido, após a promulgação dos Dez Mandamentos, quando Moisés foi chamado a passar mais tempo com Deus. Então ele recebeu instruções detalhadas sobre como estes grandiosos mandamentos deviam ser vividos na sociedade israelita. Mesmo antes das instruções para construir o tabernáculo, Deus concedeu, em três capítulos, leis como, por exemplo, o tratamento apropriado dos escravos – leis que estavam em claro contraste com o tratamento que os israelitas tinham recebido. Havia leis que tratavam de crimes violentos, leis relacionadas à propriedade, leis para a vida cotidiana e princípios para estabelecer tribunais que implementassem estas leis e administrassem a justiça (veja Êxodo 21–23). 

Entre estas leis, destacava-se a preocupação com os concidadãos nesta nova sociedade, bem como o cuidado com os estrangeiros e os mais vulneráveis. Estas pessoas não deviam ser exploradas; elas até receberam direitos de acesso ao alimento de maneira a respeitar a sua dignidade, como a possibilidade de recolher as sobras das colheitas. Este tratamento para com os estrangeiros não era comum no mundo antigo. Ainda hoje alguns parecem esquecer os importantes princípios morais encontrados aqui em relação à maneira de tratar os outros. 

Alguma lembrança o tornou mais compassivo e preocupado com o sofrimento ou a injustiça que atinge os outros? Qual?