5.7.19

A rede familiar da humanidade

Quinta-feira, 04 de Julho 

Com a entrada do pecado, não demorou muito para que o mundo “desmoronasse” ainda mais. Provocado pelo ciúme, incompreensão e ira, o primeiro assassinato envolveu os dois primeiros irmãos. Quando Deus perguntou a Caim sobre o seu pecado, a resposta dele provavelmente foi irónica e retórica: “‘Acaso, sou eu tutor de meu irmão?’” (Génesis 4:9). A resposta inferida da pergunta inicial de Deus foi: “Sim, com certeza tu és tutor do teu irmão”. 

5. Leia Provérbios 22:2. O que está implícito nesta afirmação aparentemente simples? O que revela isto sobre o nosso relacionamento com os nossos semelhantes? 

Cada pessoa que encontramos é uma criatura de Deus, criada à Sua imagem, e ela faz parte da rede de relacionamentos que une a todos no mundo que Ele formou, embora a criação esteja fragmentada e arruinada. “Achamo-nos entretecidos na teia humana. O mal que sobrevém a qualquer parte da grande fraternidade humana põe todos em perigo” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 345). Gostemos ou não disto, por causa deste elo comum, Deus deu-nos uma responsabilidade para com Ele e em relação aos outros (Mateus 22:37-39). 

Em toda a Bíblia, é recorrente a afirmação de que Deus é o nosso Criador. Por exemplo, esta é uma das razões dadas para que nos lembremos do sábado (Êxodo 20:11) e para que adoremos a Deus no tempo do fim (Apocalipse 14:7). É também uma motivação primária para que nos importemos com outras pessoas e nos interessemos pelos menos afortunados. 

Estamos todos unidos pelo vínculo da nossa origem comum em Deus. “O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado” (Provérbios 14:31). Este vínculo podia ser mais claro? 

Deus, como nosso Criador, tem um direito sobre nós que requer a dedicação de toda a nossa vida, inclusive a nossa adoração, serviço e cuidado pelos outros. Somos, realmente, “tutores” do nosso irmão, por mais difícil, frustrante e inconveniente que isto seja. 

Na sua opinião, porque são as reivindicações de Deus como Criador um tema recorrente em toda a Bíblia? Porque é isto tão importante? Como deve esta realidade influenciar a nossa maneira de tratar os outros?