28.6.19

Reencontro da família

Segunda-feira, 24 de Junho 

Jezabel, a esposa sidônia do rei Acabe, introduziu o culto a Baal em Israel. Este facto acelerou o declínio da nação. Os ensinos de Deus sobre o casamento, a família e a sexualidade foram ofuscados por práticas como o incesto, a prostituição e outras perversões. Nesta disputa por adoração surgiu Elias, cujo nome significa “Jeová é o meu Deus”, uma repreensão a Baal. 

3. Que experiência associou Elias à subversão das crenças pagãs e ao reencontro das famílias? (1 Reis 16:29–17:24; compare com Lucas 4:25, 26). 

Após anunciar a maldição da seca sobre a terra, Elias ficou “marcado”. Deus abrigou-o num lugar improvável: a casa de uma pobre viúva em Sarepta de Sidom, perto da cidade natal de Jezabel. Elias submeteu a viúva a um teste severo: pediu que ela preparasse para ele uma refeição com o azeite e a farinha que ela tinha, e ela devia confiar o seu futuro a Deus. A fé desta mulher tornou-se lendária. Jesus elogiou-a (Lucas 4:26). À medida que o azeite e a farinha se multiplicavam, a mulher compreendeu melhor o Senhor. Depois, o seu único filho adoeceu e morreu. Ao expressar o seu pesar, ela refletiu as crenças pervertidas ao seu redor, e que afetavam Israel, segundo as quais, por causa do pecado de alguém, era exigido o sacrifício de um filho (1 Reis 17:18; Jeremias 19:5; Miqueias 6:7). 

4. Na experiência espiritual da viúva fenícia, qual foi o efeito do reencontro com o seu filho? (1 Reis 17:24). O que aprendemos com os comentários dela? 

A resposta daquela mãe revela o efeito da mensagem de Elias. A fé em Deus e na Sua Palavra surge no coração quando, pelo Seu poder, a vida é restaurada, e a família é reunida. Muitos hoje concordam com as doutrinas pregadas, mas são “mornos” na sua experiência espiritual. No entanto, quando as verdades da Palavra de Deus são vividas pessoalmente, e o reavivamento e a restauração ocorrem nos relacionamentos domésticos, a convicção entra no coração com muito mais poder. 

Que reencontros familiares ainda espera? Que promessas de Deus lhe dão a esperança de que esta reunião vai acontecer em breve? Está-se a apegar a elas?