7.6.19

Perdão e paz

Quinta-feira, 06 de Junho 

7. “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”(Mateus 7:12). Pense na necessidade de aplicar este princípio e pense em que situações da sua vida esta aplicação é necessária. 

O escritor de Hebreus aconselhou: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Mesmo quando tomamos todas as medidas necessárias, algumas pessoas que nos feriram não ouvirão nem mudarão. Talvez algumas apresentem um pedido de desculpas, mas outras não. De qualquer maneira, a jornada do perdão mencionada anteriormente, especialmente quando se trata de um membro da família, é para o nosso bem. 

Na verdade, o perdão é essencial na resolução de conflitos, especialmente na família. Quando alguém peca contra nós, o inimigo de Deus gosta de erguer um muro entre nós e essa pessoa, um obstáculo que nos impede de amá-la como Cristo nos amou. O perdão é uma escolha que fazemos para contornar esse obstáculo. 

“Não somos perdoados porque perdoamos, porém, como perdoamos. A base de todo o perdão acha-se no imerecido amor de Deus; mas, por nossa atitude para com os outros denotamos se nos apropriamos desse amor. Por isso Cristo diz: ‘Com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós’.” Mateus 7:2; Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 251 

Ao mesmo tempo, quando somos os culpados, precisamos tentar restaurar o relacionamento rompido, o que envolve ir até à outra pessoa, dizer-lhe que nos arrependemos do que fizemos e pedir o seu perdão. Isto é o que Jesus disse: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mateus 5:23, 24). É bom quando alguém que nos magoou nos pede perdão. Da mesma forma, é bom dispensar aos outros o mesmo tratamento. 

Pensar nas coisas a respeito das quais precisamos pedir perdão ajuda-nos a perdoar os outros?