7.6.19

Perdão e paz - Comentários

“Se vos forem dirigidas palavras impacientes, nunca respondam no mesmo tom. Lembrem-se de que “a resposta branda desvia o furor” (Provérbios 15:1). Há um poder maravilhoso no silêncio. As palavras ditas em réplica a alguém encolerizado por vezes servem apenas para o exasperar. Mas se a cólera encontra o silêncio, e um espírito amável e paciente, em breve se esvai. 

Sob uma tempestade de palavras ferinas e acusadoras, conservem apoiado o espírito na Palavra de Deus. Que o espírito e o coração sejam repletos das promessas divinas. Se são maltratados ou acusados injustamente, em vez de responder com cólera, repitam a vós mesmos as preciosas promessas: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.” Romanos 12:21; A Ciência do Bom Viver, p. 486 

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e, então, voltando, faz a tua oferta (Mateus 5:23, 24). 

“Quando o nosso dever é tão claramente delimitado, porque vão tantos membros da igreja contra um claro “Assim diz o Senhor”, e falam das suas dificuldades para aqueles que não sabem nada sobre elas ou sobre aqueles a que tais dificuldades se referem? Jesus, o grande Mestre, disse-nos qual é o nosso dever. […] Oh, quanta infelicidade seria poupada, e quantos maus pensamentos seriam extinguidos, se os crentes assumissem a obra que Cristo disse que deve ser feita para evitar o suspeitar mal e a maledicência. 

Umas poucas palavras de explicação podem mudar completamente as opiniões daqueles que estão em divergência, nutrindo sentimentos amargos. Não podemos ser obedientes à lei de Deus até que deixemos de lado todas as diferenças, até que permitamos que os nossos corações sejam suavizados e subjugados pelo Espírito de Cristo.” Este dia com Deus [MM 1980], p. 19 

“Aproveitem toda a oportunidade de contribuir para a felicidade dos que estão ao vosso redor, partilhando com eles a sua afeição. Palavras de bondade, olhares de simpatia, manifestação de apreço, seriam para muitos desamparados, como um copo de água ao sedento. Uma palavra de alegria, um ato de bondade, muito farão no sentido de aliviar os fardos que lhes pesam sobre os ombros. Através do serviço abnegado é que se encontra a felicidade. E toda a palavra e ato desse serviço são registrados nos livros do Céu como se tivessem sido feitos a Cristo. […] Vivam ao resplendor do amor de Cristo. A vossa influência será então uma bênção para o mundo. 

O espírito de trabalho desinteressado em favor de outros, imprime ao caráter solidez e constância, revestindo-o da amabilidade de Cristo, e dá ao seu possuidor paz e ventura.” Minha Consagração Hoje[MM 1953, 1989], p. 165