17.6.19

Família em primeiro lugar

Segunda-feira, 17 de Junho 

As pessoas do nosso lar são o primeiro alvo natural dos nossos esforços evangelísticos. Não há campo missionário mais importante. 

3. Leia João 1:40-42. Que lições aprendemos sobre o dever de partilhar a fé no lar? (Veja também Deuteronómio 6:6, 7; Rute 1:14-18). 

Testemunhando com entusiasmo. André fez mais que um simples relato; ele providenciou ao seu irmão, Simão, um encontro com Jesus. Um relato entusiasmado sobre Cristo e a apresentação Dele como pessoa é uma fórmula muito simples para partilhar o evangelho com parentes no nosso lar! Depois da apresentação, André recuou. A partir daquele momento, Jesus e Pedro tiveram um relacionamento próprio. 

Promovendo a fé dos filhos. Os filhos muitas vezes podem ser negligenciados como importantes destinatários dos nossos esforços evangelísticos. Os pais pressupõem erroneamente que os filhos simplesmente absorvam a espiritualidade familiar, mas isto não é algo automático. Embora as crianças e jovens aprendam com o exemplo, os mais jovens da família do Senhor também precisam de atenção individual e oportunidade de ser pessoalmente apresentados a Ele. Deuteronómio 6 insiste neste ponto: deve ser dada atenção à mais eficaz educação religiosa. Os hábitos espirituais de culto pessoal e familiar devem ser encorajados no lar. Devemos dedicar tempo e fervorosos esforços a favor das crianças e jovens. 

4. O que aprendemos com os esforços evangelísticos de Noemi? Rute 1:8-22 

Rute viu Noemi nos seus piores momentos: quando ela tentou despedir a sua nora e quando, irritada e deprimida, lançou sobre Deus a responsabilidade das suas perdas (Rute 1:15, 20, 21). Nenhum testemunho mais eloquente que o de Rute pode ser dado para mostrar que os jovens podem encontrar-se e comprometer-se com um Deus perfeito, mesmo quando apresentados a Ele por um pai ou mãe imperfeitos. 

O lar é o campo missionário mais importante. Esta noção afeta a sua atitude em relação às pessoas que moram consigo? Reúna a sua família e façam juntos uma lista de esforços específicos para levar Cristo a parentes que ainda não conhecem a salvação.