29.6.19

Deus criou…

Lição 1, 29 de Junho a 05 de Julho 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado.” Provérbios 14:31 

LEITURAS DA SEMANA: Génesis 1–3; 4:1-9; Atos 17:28; Salmos 24:1; 148; Mateus 22:37-39; Apocalipse 14:7 

Já se esforçou para criar algo (talvez uma obra de arte ou artesanato, uma refeição ou alguma outra obra criativa) que simplesmente foi partida ou rejeitada pela pessoa a quem o deu? Se a resposta for afirmativa, tem apenas um pequeno vislumbre do que Deus viveu quando criou o mundo e deu vida ao ser humano apenas para ver depois a Sua criação destruída pelo pecado. 

A Bíblia afirma que o mundo foi criado cuidadosamente e que tudo era “muito bom”. O sentimento de Deus em relação à Sua criação é evidente nos relatos de Génesis 1 e 2. Este é o contexto em que devemos ler a história da queda em Génesis 3 e a tristeza Dele quando confrontou as pessoas que tinha criado. 

Surpreendentemente, Deus continua a amar o nosso mundo, apesar de milénios de pecado, violência, injustiça e revolta completa. E ainda mais admirável é que, quando pôs em ação o Seu plano para redimir e recriar o mundo, Deus deu-nos, como cristãos, funções a desempenhar no cumprimento dos Seus planos maiores. Somos os recebedores da Sua graça; mas, com a graça recebemos também uma obra como colaboradores do nosso Senhor. Que responsabilidade solene e sagrada!