28.6.19

Convertendo corações no Jordão

Quarta-feira, 26 de Junho 

Juntamente com a profecia de Gabriel (Lucas 1:17) e a confirmação de Jesus de que João Batista era o Elias prenunciado (Mateus 11:14; 17:12, 13), os escritores dos evangelhos afirmaram que João Batista era o “mensageiro” que prepararia o caminho do Senhor (Mateus 11:10; Marcos 1:2; Lucas 7:27; compare com Malaquias 3:1). 

6. Mencione os principais aspectos da mensagem de João. Porque a sua mensagem estava relacionada à “conversão dos corações”? Mateus 3:2, 8; 14:4; Marcos 1:4; Lucas 3:3, 8, 9, 11, 13, 14 

Como um fazendeiro que lavra a terra firme para a preparar para receber a semente, João denunciava o pecado e insistia com os pecadores para que eles se arrependessem. A natureza humana é assim: sem autoavaliação, sem a consciência da nossa verdadeira condição, não sentimos a necessidade de algo melhor. A mensagem de João Batista chamava a atenção do povo à santidade das exigências de Deus e à necessidade que eles tinham da Sua perfeita justiça. O arrependimento genuíno é sempre marcado pela humildade e pela busca do auxílio divino para mudar o comportamento. Ao expor a hipocrisia superficial e egocêntrica daqueles que afirmavam ser filhos de Abraão, ele buscou revelar o significado mais profundo da fé dos seus pais. 

7. Como preparou a mensagem de João Batista o caminho para Jesus? (João 1:35-37; 3:27-30). 

João tinha recebido a revelação de que Jesus era o Cordeiro de Deus. Quando ele apresentou Cristo desta maneira (João 1:29, 36), ele literalmente conduziu o povo ao Senhor. André e outro discípulo de João Batista, também chamado João, o autor do Evangelho que fez o relato daquele dia, deixaram o Batista e tornaram-se discípulos de Jesus. A mensagem de Elias não apenas mostra a necessidade de arrependimento; ela identifica Aquele que salva do pecado; gera entusiasmo a respeito Dele e apresenta pessoas a Ele. Se João Batista entrasse em sua casa, o que ele lhe diria?