28.6.19

Convertendo corações no altar

Terça-feira, 25 de Junho 

5. Leia 1 Reis 18:20-45. Escreva nas linhas abaixo a essência deste episódio. Embora o contexto seja totalmente diferente, como se aplicam à vida familiar os princípios vistos nesta história? 

No monte Carmelo, Elias almejava uma renovação da aliança por parte da sua nação, um retorno à fé dos seus pais, que traria cura ao povo, aos seus lares e terras. 

A hora do sacrifício da tarde. Após o fracasso do sacrifício oferecido pelos sacerdotes pagãos, foi a vez de Elias. Ele foi intencional. A hora do dia chamava a atenção para o divino plano da redenção revelado no serviço do santuário (compare com Êxodo 29:41). O convite “Chegai-vos a mim” (1 Reis 18:30) lembra-nos o Salvador a receber os pecadores (compare com Mateus 11:28). Pais que sofrem com a desobediência dos filhos podem ter a certeza de que Deus os ama assim como amava os israelitas. Deus trabalha incessantemente para atrair a Ele os rebeldes. 

A ênfase de Elias no altar de Jeová corresponde, nos nossos dias, à exaltação de Jesus e da Sua graça salvadora na família. O culto familiar é uma oportunidade de falar com Ele em oração, de conversar sobre Ele, de receber mais uma vez o dom gratuito da salvação e de dar ao nosso coração tempo para refletir sobre os Seus ensinamentos. 

A resposta que Elias tinha pedido indicaria que Deus os tinha tomado de volta para Si. Em 1 Reis 18:37, o profeta suplicou: “Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba [...] que a Ti fizeste retroceder o coração deles”. Não podemos voltar o nosso coração para Deus; só podemos responder à Sua graça, e esta Ele dá livremente. 

O fogo consumidor caiu, não sobre os culpados, mas sobre o sacrifício, apontando para Jesus, que foi feito “pecado por nós; para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). Confissão e louvor irromperam dos lábios do povo. Visto que os falsos sacerdotes não responderam ao chamado de Deus, eles foram executados. Em seguida, a chuva refrescante acabou com a maldição sobre a terra. 

Em que condição está o “altar” do seu lar? Como pode “reconstruir o altar” na sua família, se realmente ele precisa de alguma reconstrução?