5.6.19

Conflito, abuso, poder e controle - Comentários

“Todos quantos nasceram na família celestial, são em sentido especial irmãos do nosso Senhor. O amor de Cristo liga os membros da Sua família, e onde quer que esse amor se manifeste, aí se revela a relação divina. “Qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (João 4:7). 

Aqueles que Cristo louva no Juízo, talvez tenham conhecido pouco de teologia, mas nutriram os Seus princípios. Mediante a influência do Divino Espírito, foram uma bênção para os que os cercavam.” O Desejado de Todas as Nações, p. 638 

“O egoísmo e o orgulho atrapalham o amor puro que nos une em espírito a Jesus Cristo. Caso esse amor seja verdadeiramente cultivado, o finito unir-se-á ao finito, e todos se concentrarão no Infinito. A humanidade unir-se-á à humanidade, e todos se ligarão ao coração do infinito amor de Deus. O amor santificado de uns para com os outros é sagrado. Nesta grande obra, o amor cristão de uns pelos outros, incomparavelmente mais elevado, mais constante, mais cortês, mais abnegado do que se tem visto, conserva a ternura cristã, a benevolência e a polidez, e envolve a fraternidade humana no abraço de Deus, reconhecendo a dignidade da qual Deus investiu os direitos do ser humano. Os cristãos devem cultivar sempre esta dignidade para honra e glória de Deus.” Comentários de Ellen G. White, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 1275 

“Quando os maridos exigem completa sujeição das suas esposas, declarando que a mulher não tem voz ativa ou vontade na família, mas deve mostrar inteira submissão, estão a colocar as suas esposas numa posição contrária à Escritura. Interpretando desta forma a Escritura, violam o desígnio do casamento. […] 

Devem os maridos estudar o padrão e procurar o que significa, pelo símbolo representado em Efésios, a relação de Cristo para com a igreja. O marido deve ser como um Salvador na sua família. Mantém-se ele na sua nobre varonilidade que Deus lhe deu, sempre procurando exaltar a esposa e os filhos? Cria em torno de si uma atmosfera pura e suave? Se não deseja cultivar tão assiduamente o amor de Jesus, tornando-O um princípio permanente na sua vida, como gostaria de firmar a sua pretensão de autoridade? 

Que os maridos e pais estudem e procurem compreender as palavras de Cristo, não unilateralmente, fazendo ressaltar apenas a sujeição da esposa ao marido, mas estude à luz da cruz do Calvário o que respeita a sua própria posição no círculo da família. “Maridos, amai a vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela”.” Efésios 5:25; O Lar Adventista, p. 117