21.6.19

Centros de amabilidade contagiante

Quinta-feira, 20 de Junho 

9. Compare as referências bíblicas sobre hospitalidade com incidentes reais na casa de diversas famílias da Bíblia listadas a seguir. (Isaías 58:6, 7, 10-12; Romanos 12:13; 1 Pedro 4:9). Mencione os atributos da hospitalidade demonstrados: 

Abraão e Sara (Génesis 18:1–8): 

Rebeca e sua família (Génesis 24:15-20, 31-33): 

Zaqueu (Lucas 19:1-9): 

Hospitalidade é atender às necessidades básicas de outra pessoa, tais como: descanso, alimentação e companhia. É uma expressão tangível do amor abnegado. Jesus atribuiu significado teológico à hospitalidade ao ensinar que alimentar os famintos e dar de beber aos sedentos eram atos de serviço feitos a Ele (Mateus 25:34-40). A utilização do lar para o ministério pode variar de um simples convite aos vizinhos para uma refeição à hospitalidade radical de emprestar um quarto para uma vítima de abuso. Pode envolver simples cordialidade, uma oportunidade de oferecer oração a alguém ou a realização de estudos bíblicos. A verdadeira hospitalidade brota do coração daqueles que foram tocados pelo amor de Deus e desejam expressar o seu amor em palavras e ações. 

Às vezes, as famílias reclamam que lhes faltam acomodações, estrutura, tempo e vigor para oferecer hospitalidade. Outros sentem-se inadequados, sem habilidade e inseguros quanto a ir além do que é familiar para se associarem com os incrédulos. Alguns desejam evitar as complicações que surgem do envolvimento com os outros. Muitas famílias contemporâneas confundem hospitalidade com entretenimento. 

Em que aspectos a sua vida doméstica reflete a sua condição espiritual? Que mudanças precisa fazer para que o seu lar se torne mais forte espiritualmente e seja uma bênção aos semelhantes?