17.6.19

Aprendendo com o erro de um rei

Domingo, 16 de Junho 

1. Leia o relato sobre a cura de Ezequias e a visita dos embaixadores da Babilónia. Que princípios desta história podemos aplicar à nossa família? 2 Crónicas 32:25, 31; Isaías 38; 39 

As Escrituras mostram que os mensageiros foram atraídos pela recuperação miraculosa do rei Ezequias. No entanto, Ezequias parece ter se calado sobre a sua experiência de cura. Ele não enfatizou as coisas que teriam aberto o coração destes curiosos embaixadores ao conhecimento do verdadeiro Deus. É impressionante o contraste entre a sua gratidão por ter sido curado no capítulo 38 e o seu silêncio sobre a cura no capítulo 39. 

“Deus desamparou-o, para o provar”. Esta visita de Estado era uma ocasião muito importante; entretanto, não há registro de que Ezequias buscou, em oração, orientação especial a respeito dela da parte dos profetas nem dos sacerdotes. Deus também não interveio. Sozinho, longe dos olhos do público e sem consultar conselheiros espirituais, Ezequias aparentemente deixou que a obra de Deus na sua vida e na vida da sua nação desaparecesse da sua mente. Possivelmente, a intenção do historiador em 2 Crónicas 32:31 tenha sido mostrar como a bênção de Deus pode facilmente passar despercebida e não ser devidamente valorizada, e como os que recebem a Sua misericórdia tendem a se tornarem autossuficientes. 

2. Abaixo estão algumas lições sobre fidelidade na vida familiar a partir da experiência de Ezequias. Na sua opinião, existem outras? Quais? 

Cada visita a um lar cristão é uma oportunidade para que as pessoas encontrem ali seguidores de Cristo. Provavelmente, poucos visitantes iniciarão conversas sobre coisas espirituais. Os cristãos devem encontrar maneiras sensíveis e apropriadas de partilhar as boas-novas. 

Os cristãos não são chamados a ostentar a sua prosperidade material nem realizações, embora possam reconhecê-las como bênçãos de Deus. Eles são chamados a “anunciar as grandezas Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9), ou a usar a experiência de Ezequias como um símbolo para declarar que eles estavam à beira da morte, mas Cristo curou-os; estavam mortos no pecado, mas Cristo ressuscitou-os e os fez sentar nos lugares celestiais (Efésios 2:4-6). 

Como pode usar a sua casa para testemunhar aos outros? Como pode partilhar mais diretamente a sua fé em Cristo com os visitantes na sua casa?