21.6.19

A vida familiar deve ser partilhada

Quarta-feira, 19 de Junho 

7. Nos versos abaixo, investigue os usos da palavra “imitar”. O que revelam eles sobre o processo de tornar-se cristão e crescer na fé? O que sugerem eles sobre a relação entre exemplo e testemunho? 1 Coríntios 4:16; Efésios 5:1; 1 Tessalonicenses 1:6; Hebreus 6:12; 13:7; 3 João 11 

A ênfase do Novo Testamento na imitação reconhece a importância do exemplo no processo de aprendizagem. Temos a tendência de nos tornar semelhantes às pessoas ou às coisas que observamos. Este princípio aplica-se aos relacionamentos em geral, especialmente no lar, onde a imitação é comum. Os filhos imitam os seus pais e irmãos; e os cônjuges imitam um ao outro. Este conceito apresenta um indício importante de como casais e famílias podem testemunhar de Cristo a outras pessoas. 

O poder da influência social. Testemunhamos do nosso lar quando damos oportunidade para que outros partilhem da nossa experiência doméstica. Muitos simplesmente não têm um bom exemplo de relacionamentos familiares. No nosso lar, eles podem ver como o espírito de Jesus faz a diferença. Ellen White escreveu: “A influência social é uma força maravilhosa. Se quisermos, podemos valer-nos dela para auxiliar as pessoas que nos rodeiam” (A Ciência do Bom Viver, p. 354). 

Quando os casados convidam outros casais para uma refeição, relacionamento social ou estudo bíblico, ou quando participam juntos de um programa de desenvolvimento conjugal, os visitantes veem um modelo. A demonstração de reciprocidade, afirmação, comunicação, resolução de conflitos e adaptação de diferenças testemunham da vida familiar em Cristo. 

8. No contexto dos modelos, com o que devemos ter sempre cuidado? (Jeremias 17:9; João 2:25; Romanos 3:23). 

Siga cristãos que seguem a Cristo. Todo o exemplo humano pode falhar; o testemunho do lar cristão não é uma demonstração de perfeição absoluta. A noção de imitação do Novo Testamento é um chamado para que os indivíduos sigam cristãos que seguem a Cristo. A ideia é que as pessoas compreendam a fé cristã conforme a veem demonstrada na vida de outras pessoas tão humanas e falíveis como elas. 

Como pode tornar o seu lar um melhor exemplo de testemunho cristão?