23.6.19

A profecia dos corações convertidos

Domingo, 23 de Junho 

1. Compare a predição da vinda de Elias com as referências do Novo Testamento a esse evento. Que lições aprendemos com estes textos? Malaquias 4:5, 6; Mateus 11:14, 15; 17:10; Marcos 6:15; Lucas 1:17 

Nos dias de Malaquias, o apelo de Deus à nação, “tornai-vos para Mim, e Eu Me tornarei para vós outros”, foi respondido com arrogância: “em que havemos de tornar?” (Malaquias 3:7). O frustrado profeta anunciou mais uma oportunidade de reavivamento. Evocando a reforma iniciada por Elias, de converter os corações (1 Reis 18:37), Malaquias previu a vinda do profeta Elias novamente para converter “o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais” (Malaquias 4:6). 

Desenvolveu-se uma tradição judaica de que Elias apareceria pessoalmente como o precursor do Messias (compare com Mateus 17:10; Marcos 6:15). No entanto, o Novo Testamento apresenta João Batista como um cumprimento daquela profecia (Mateus 11:14, 15; Lucas 1:17). 

2. Na sua opinião, o que significa a frase “converter o coração”? 

Diversas aplicações são possíveis para estes textos: A frase refere-se à reconciliação do povo de Israel com o Senhor. Deus, como Pai (Isaías 63:16), converteu-Se da Sua ira, voltando-Se para os Seus filhos (Miqueias 7:18, 19) e chamou-os a voltarem a Ele (Isaías 44:22; Malaquias 3:7). A frase refere-se à reconexão das gerações posteriores com os seus fiéis antepassados mediante a renovação da aliança. O chamado profético para que o povo de Deus seguisse a fé dos patriarcas foi repetidamente feito no Antigo Testamento. A condição para que a terra continuasse como um abençoado lugar de habitação era a fidelidade à aliança (Deuteronómio 4:29-31). A frase refere-se à restauração e renovação dos relacionamentos familiares. A relação entre pais e filhos é uma expressão prática de fidelidade à aliança com Deus. Aqui, também, o cumprimento das responsabilidades para com pais e filhos está ligado à herança contínua da terra e à bênção de Deus (Provérbios 2:21). 

Qual é a relação entre a restauração do relacionamento com Deus e a restauração dos relacionamentos na nossa família? Porque precede um o outro?