4.6.19

A função da ira no conflito

Terça-feira, 04 de Junho 

Quem não ficou já irado em algum momento? Quando essa ira é direcionada a um membro da família, ela torna-se ainda mais difícil. Além da recusa em perdoar, a ira pode transformar-se num veneno que causa grande dor e sofrimento no lar, na família e nos relacionamentos em geral. 

4. Leia Efésios 4:26, 27 e Eclesiastes 7:9. Como podemos equilibrar a nossa compreensão da ira como uma emoção e também como um pecado? Qual é a diferença? 

5. Segundo Tiago 1:19, 20, como devemos agir, especialmente quando lidamos com membros da família cujas ações, atitudes e palavras nos irritam? 

Se está irado com alguma coisa, em vez de deixar essa ira pairar como uma nuvem negra sobre a sua vida, transforme-a em algo positivo. Ore por aqueles que o ferem e o maltratam, perdoe-os e torne-se uma bênção para eles. Provavelmente não será fácil no início, mas quando tomar a decisão e a mantiver, Deus cuidará do restante. 

Às vezes, a origem da ira está no lar em que crescemos. Pessoas iradas muitas vezes vêm de famílias iradas, pois aprendem a partir dos seus modelos e seguem o mesmo comportamento na sua vida, consequentemente transmitindo-o aos seus filhos. Às vezes, a ira é o resultado de necessidades não satisfeitas ou de inveja, como foi o caso de Caim, o que o levou a assassinar o seu irmão. 

Pode ter um bom motivo para ficar irado, mas não use isso como desculpa para continuar assim. Não negue a sua ira nem tente justificá-la. Em vez disso, peça a ajuda de Deus para lidar com ela de maneira positiva. O apóstolo Paulo deu bons conselhos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21). 

Todos temos coisas que nos deixam irados a ponto de nos fazer sofrer. Em alguns casos, provavelmente temos justificação para essa ira. A questão é: mediante o poder de Deus, como podemos impedir que a ira nos torne miseráveis? De que maneira devemos ajudar os que sofrem com esse problema ao nosso redor?