17.5.19

Vivendo o amor que prometemos - Comentários

“A mãe deve cultivar disposição alegre, contente e feliz. Todo o esforço nesse sentido será abundantemente recompensado, tanto na boa condição física como no caráter dos seus filhos. O espírito satisfeito promoverá a felicidade da sua família, melhorando em alto grau a saúde dela própria.

Ajude o marido à esposa, mediante a simpatia e constante afeto. Se ele a deseja conservar jovial e contente, de modo a ser no lar como um raio de sol, auxilie-a no fazer face às responsabilidades. A sua bondade e amorável cortesia serão para ela uma preciosa animação, e a felicidade que ele comunica lhe trará paz e alegria ao próprio coração.” A Ciência do Bom Viver, p. 374

“Durante os anos em que José estivera separado dos irmãos, estes filhos de Jacó tinham-se mudado no seu caráter. Invejosos, turbulentos, enganadores, cruéis e vingativos tinham eles sido; mas agora, quando provados pela adversidade, mostraram-se abnegados, leais uns para com os outros, dedicados ao pai, e, sendo eles homens de idade mediana, sujeitos à sua autoridade. […] José tinha-se comunicado com eles mediante um intérprete, e, não fazendo ideia que o governador os compreendesse, conversavam livremente um com outro na sua presença. Acusavam-se com relação ao tratamento que deram a José: “Na verdade, somos culpados acerca do nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós, porém, não ouvimos; por isso vem sobre nós esta angústia.” Rúben, que tinha formulado o plano de entregar em Dotã, acrescentou: “Não vo-lo dizia eu, dizendo: Não pequeis contra o moço? Mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido” (Génesis 42:21, 22). José, ouvindo, não pôde dominar as suas emoções, e saiu e chorou.” Patriarcas e Profetas, p. 225

“Regozijo-me porque Jesus tem um firme controle sobre nós. O nosso apego é fraco e frágil, mas a nossa segurança depende da firme sustentação que Jesus tem sobre nós. Regozijo-me em Jesus hoje. Temos, o meu marido, andado por mais de trinta anos lado a lado nas provações e conflitos da vida, em meio a tentações e assaltos de Satanás e as suas setas lançadas contra nós para ferir e destruir; mas Jesus tem sido a nossa defesa. Satanás foi repelido. O Espírito do Senhor tem erguido um estandarte por nós contra o inimigo. O nosso sol está a declinar, mas não se porá em trevas. Jesus vive sempre para fazer intercessão por nós. Nos dias finais da nossa peregrinação iremos repousar em Deus e esperar Nele. Se andarmos com Deus, a nossa fé se fará mais e mais luminosa até ao dia perfeito, e a recompensa dos fiéis será finalmente nossa.” Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 216

“A nossa paz no tempo presente não deve ser perturbada por provações antecipadas, pois Deus jamais abandonará nem desamparará uma pessoa que Nele confia. Deus é melhor para nós do que os nossos temores. […] Sejam as bênçãos lembradas e desfrutadas diariamente. Precisamos viver cada dia pela fé. […] Alegrai-vos sempre em Deus. Louvai hoje a Deus por Sua graça, e continuai a louvá-Lo todos os dias.” Carta 11a, 1884; Este Dia Com Deus [MM 1980], p. 56