17.5.19

Submissão

Quarta-feira, 15 de Maio

6. Que conselho deu Paulo em relação à humildade e serviço nos relacionamentos? (Efésios 5:21). Como contribui essa atitude para a unidade na igreja? Porque é ela tão importante no lar? (Efésios 5:22–6:9).

Sujeitar-se (Efésios 5:21) significa colocar-se humildemente diante de outra pessoa com base numa escolha voluntária. Este princípio singular começou com Cristo (Mateus 20:26-28; João 13:4, 5; Filipenses 2:5-8) e caracteriza todos os que são cheios do Seu Espírito (Efésios 5:18). A “reverência por Cristo” é o que motiva as pessoas a se submeterem desta maneira (Efésios 5:21). A reciprocidade no sacrifício pessoal foi, e ainda é, um ensinamento cristão revolucionário a respeito das relações sociais. Ela traz à consciência a realidade espiritual de que todos são um em Cristo; não há exceções.

Um princípio do lar. A prova da submissão cristã está no lar. Se este princípio for eficaz ali, fará uma grande diferença na igreja. Da introdução do princípio da submissão, Paulo passou imediatamente a discutir a sua aplicação na família.

São abordados três grupos de relacionamentos em Efésios 5:22–6:9: os relacionamentos mais comuns e, no entanto, mais desiguais da sociedade. A intenção não é reforçar uma ordem social existente, mas mostrar como a cultura da fé em Cristo atua quando há uma submissão voluntária e radicalmente diferente dos cristãos entre si.

7. Porque falou Paulo consistentemente, em primeiro lugar, com os socialmente mais fracos na sua cultura – esposas, filhos e escravos? Que expressões qualificadoras estão vinculadas à submissão nos seguintes textos? Efésios 5:22; 6:1; 6:5.

Aqueles que têm maior poder social (maridos, pais e senhores), são sempre abordados em segundo lugar. Cada um recebe uma ordem bastante incomum para a cultura. Estas instruções devem ter surpreendido os cristãos do primeiro século. Elas nivelaram as relações em torno da cruz e abriram o caminho para que a verdadeira unidade fosse vivida nos relacionamentos.