24.5.19

Lutar pelo seu filho pródigo

Quinta-feira, 23 de Maio

5. Leia Provérbios 22:6. Qual é a sua compreensão desta passagem? Isto é uma garantia, uma promessa ou uma probabilidade?

Às vezes, como pai ou mãe, faz tudo o que deve: dedica tempo a ensinar aos seus filhos as coisas certas, vive de acordo com o seu conhecimento de Deus, envia-os a boas escolas, frequenta a igreja regularmente, envolve-se no trabalho missionário com eles – e eles acabam por deixar a fé na qual foram criados. A dor é excruciante, e em nenhum momento deixa de se preocupar com a salvação deles. A causa não é necessariamente culpa do pai ou da mãe. Os filhos têm mente própria e, em última análise, são responsáveis perante Deus pelas suas ações.

Alguns tomam as palavras “ainda quando for velho, não se desviará dele” como uma promessa, uma garantia de que a paternidade e a maternidade adequadas sempre resultarão na salvação dos seus filhos. Mas Provérbios muitas vezes apresenta princípios e nem sempre promessas incondicionais. O que podemos extrair deste texto é a garantia de que as lições aprendidas na infância durarão toda a vida. Toda a criança chega a uma idade em que aceita a herança dos seus pais como sua ou rejeita-a. Pais cuidadosos em apresentar aos seus filhos a instrução piedosa têm a certeza de que o que ensinaram aos seus filhos sempre estará com eles, e se os filhos se afastarem, as sementes que plantaram no coração deles estarão continuamente com eles, chamando-os de volta ao lar. Ser bom pai ou boa mãe é escolha nossa; o que os nossos filhos se tornam é escolha deles.

O que devem os pais fazer quando um filho se desvia? Entreguem os seus filhos a Deus em fervorosa oração. Se existe alguém que entende a sua dor é Deus, cujos filhos, aos bilhões, deram as costas a Ele, o Pai perfeito. Podem sustentar o seu filho pródigo com amor e oração e estar prontos para ficar ao lado dele enquanto ele luta com Deus.

Não tenham vergonha de pedir apoio e oração; não se culpem e não se concentrem tanto no filho pródigo a ponto de esquecer o resto da família. Ser pai ou mãe de um filho pródigo pode dividir o seu lar; portanto, construam uma frente unificada e estabeleçam limites claros para o seu filho. Lembrem-se de que Deus ama o seu filho mais do que vocês o amam. Contemplem um futuro melhor e aceitem que o seu filho é uma obra de Deus em desenvolvimento.

Nesta situação, é natural culpar-se. Mesmo que tenha cometido erros, porque é melhor concentrar-se no futuro e nas promessas de Deus? (Veja Filipenses 3:13).