24.5.19

Estudo adicional 24.5.19

Sexta-feira, 24 de Maio 

“Devem tomar tempo para falar e orar com os seus pequenos, e não devem permitir que nada interrompa essa ocasião de comunhão com Deus e com os seus filhos. Podem dizer às suas visitas: ‘Deus deu-me uma obra a fazer, e não disponho de tempo para tagarelar.’ Elas devem compreender que têm uma obra a fazer para o tempo e a eternidade. A sua primeira obrigação é para com os seus filhos.” Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 266, 267 

“Pais, devem começar a sua primeira lição de disciplina quando os seus filhos são criancinhas de colo. Ensinem-lhes a submeter a sua vontade à de vossa. Isto pode-se fazer mantendo a justiça e a firmeza. Os pais devem ter inteiro domínio sobre si mesmos, e com brandura, mas com firmeza, dobrar a vontade da criança até que ela nada espere senão ceder aos desejos deles. Os pais não começam no tempo certo. A primeira manifestação de mau temperamento não é reprimida, e os filhos crescem obstinados, o que aumenta à medida que eles crescem, e se arraiga à proporção que eles se fortalecem.” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 218 

Perguntas para discussão:

1. O que significa ser “filho” de Deus? Como podemos entender esta imagem e que conforto podemos extrair dela? 

2. Um pai, logo após o nascimento dos seus filhos, disse o seguinte: “Aprendi duas grandes verdades teológicas nos primeiros anos após o nascimento dos meus filhos. A primeira é a realidade do livre-arbítrio; a segunda é a realidade da natureza humana pecaminosa.” Como podem as criancinhas ter ensinado estas verdades a esse pai? 

3. Qual é o momento adequado para moldar a vontade das crianças? Como deve isto ser feito? Como podemos moldar a vontade dos nossos filhos de acordo com o plano de Deus quando não nos submetemos totalmente à Sua vontade? 

4. Pense mais sobre a questão dos pais e mães solteiros. Como pode a sua igreja, como um todo, ajudar os pais e mães solteiros e os filhos que eles estão a criar sozinhos? 

5. Como podemos incentivar pais e mães cujos filhos se afastaram da fé? 

Estudo adicional - Comentários 

O Lar Adventista, “Recompensa no Último Grande Dia”, p. 536. 

O Lar Adventista, “O Deus do Céu Ouve Orações”, p. 205, 206.