10.5.19

Estudo adicional 10.5.19

Sexta-feira, 10 de Maio

“O casamento recebeu a bênção de Cristo e deve ser considerado uma instituição sagrada. A verdadeira religião não deve agir contra os planos do Senhor. Deus ordenou que homem e mulher se unissem em santo vínculo matrimonial, para criar famílias que, coroadas de honra, fossem símbolos da família do Céu. E, no início do Seu ministério público, Cristo deu a Sua decidida aprovação à instituição que tinha criado no Éden. Assim, declarou Ele a todos que não recusará a Sua presença em ocasiões de matrimónio, e que o casamento, quando unido à pureza e santidade, verdade e justiça, é uma das maiores bênçãos concedidas à família humana.” Ellen G. White, Filhas de Deus, p. 180, 181

O amor sexual no casamento é maravilhoso. Mas um relacionamento duradouro não pode ser fundamentado na beleza exterior e nos prazeres físicos. O corpo envelhece e deteriora-se, e nenhuma dieta, exercício e cirurgia plástica nos manterão jovens para sempre. O casamento de Salomão e da Sulamita foi um compromisso vitalício. Confirmaram três vezes que eles pertenciam um ao outro (Cantares 2:16; 6:3; 7:10). A primeira vez foi um reconhecimento de propriedade mútua (compare com Efésios 5:21, 33). Na segunda vez, ela inverteu a ordem para confirmar a sua submissão (veja também Efésios 5:22, 23). A terceira vez ele expressou o seu desejo por ela (Efésios 5:24-32). Este amor não pode ser apagado nem afogado (Cantares 8:7); é como um selo que não pode ser partido (Cantares 8:6).

Perguntas para discussão

1. A descrição da esposa perfeita (Cantares 4:1-5; 6:8 e 7:1-9) compara-se à expressão de Adão quando viu Eva? (Génesis 2:23) Como se deve o marido relacionar com a esposa? (Efésios 5:28, 29).

2. Alguns veem em Cantares uma alegoria da relação que existe entre Deus e o Seu povo ou entre Jesus e a Sua igreja. Embora precisemos ter cuidado para não “alegorizar” demais, que características do relacionamento entre estas duas pessoas podem ser comparadas ao nosso relacionamento com Deus? Compare também com Isaías 54:4, 5; Jeremias 3:14; 2 Coríntios 11:2.

3. Leia Provérbios 31:26; 25:11 e Cantares 5:16. As nossas palavras são importantes o bastante para destruir ou fortalecer o nosso cônjuge e enfraquecer ou fortalecer o nosso casamento? Use os seguintes textos como ilustração adicional: Tiago 1:26; 3:5-11.