8.5.19

Amor no tempo certo

Quarta-feira, 08 de Maio 

Leia Cantares 4:8–5:1. Cantares 4:16 e 5:1 são o centro deste livro e descrevem, por assim dizer, o seu clímax no momento em que o casamento entre Salomão e a Sulamita é consumado. 

7. A que se referiu Salomão nas seguintes passagens? Cantares 4:12, 16; 5:1; 8:8-10. 

Em Cantares, encontramos algumas das evidências mais convincentes das Escrituras acerca do plano de Deus de que as pessoas permaneçam sexualmente puras até ao casamento. Uma das mais poderosas é uma referência à infância da Sulamita, quando os seus irmãos indagavam se ela seria um “muro” ou uma “porta” (Cantares 8:8, 9). Noutras palavras, ela permaneceria pura até ao casamento (um muro) ou seria promíscua (uma porta)? Como adulta, ela confirmou que tinha mantido a pureza para o seu marido: “Eu sou um muro” (Cantares 8:10). Na verdade, Salomão confirmou que ela ainda era virgem até a noite de núpcias, afirmando que ela era “um jardim fechado, [...] manancial recluso, fonte selada” (Cantares 4:12). A partir da sua experiência, ela pôde aconselhar as suas amigas a dar os passos do amor e do casamento com muito cuidado. Três vezes em Cantares a Sulamita dirigiu-se a um grupo de mulheres chamadas de “filhas de Jerusalém” para as aconselhar a não despertar a intensa paixão do amor até ao momento apropriado (Cantares 2:7; 3:5; 8:4), isto é, até que se encontrassem em segurança na íntima aliança do casamento, assim como ela. 

Pela segunda vez no poema, o amado convidou a sua noiva a ir embora com ele (Cantares 2:10; 4:8). Antes do casamento, ela não podia aceitar o convite dele, mas depois ela convidou-o a ir até ao seu jardim (Cantares 4:16), e ele aceitou alegremente (Cantares 5:1). Ele não foi apenas atraído por sua beleza; ela arrebatou o seu coração (Cantares 4:9); ele estava embriagado com o seu amor (Cantares 4:10) e empolgado, pois, a partir daquele momento, e para sempre, ela era dele e de mais ninguém: “Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada” (Cantares 4:12). Na sua união com esta mulher perfeita, ele viu-se a alcançar a terra prometida: “Os teus lábios, noiva minha, destilam mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua” (Cantares 4:11). 

Quais são as boas notícias para os que se arrependem das suas escolhas erradas quanto à expressão da sua sexualidade? (1 João 1:9; compare com Salmos 103:12; Isaías 55:7; João 8:11).