19.5.19

A paternidade e a maternidade sem filhos

Domingo, 19 de Maio 

1. Leia Génesis 18:11; 30:1; 1 Samuel 1:1-8 e Lucas 1:7. O que tinham em comum estas pessoas? Como respondeu Deus aos seus anseios? 

Os filhos são uma bênção. Mas, por alguma razão, Deus nem sempre abençoa todas as pessoas com filhos. Algumas esperam e pedem a Deus uma família, e Ele atende graciosamente o seu pedido, às vezes de maneira miraculosa, como no caso de Sara; outras pessoas igualmente fervorosas em suas petições diante do trono de Deus recebem um silêncio ensurdecedor. Sempre que veem amigos louvarem a Deus pela gestação e a chegada dos seus bebês, a ferida destas pessoas fica cada vez mais profunda ao conviver com o ninho vazio. Até mesmo perguntas inocentes como “Quantos filhos tem?” servem como lembretes dolorosos de um “clube restrito” do qual os que não têm filhos são excluídos, mesmo que eles queiram participar. 

Aqueles que têm passado por uma experiência como esta devem aceitar que Deus entende a sua tristeza. O salmista declarou a respeito de Deus: “Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?” (Salmos 56:8). Embora pareça calado, “como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR Se compadece dos que O temem” (Salmos 103:13). 

Entretanto, outras pessoas, por várias razões, simplesmente optam por não ter filhos. É possível compreender, num mundo como o nosso, tão cheio de sofrimento, dor, mal e potenciais calamidades, porque alguns decidem não ter filhos. Em alguns casos, pessoas decidem adotar crianças em vez de gerar filhos biológicos; desta maneira, elas podem criar filhos que já estão no mundo, muitas vezes dando-lhes a oportunidade duma vida muito melhor do que a que eles teriam se não fossem adotados. 

O nosso mundo é um lugar complicado, e é provável que encontremos pessoas em todos os tipos de situações no que diz respeito a ter ou não filhos. Seja qual for o caso em que nos encontremos em relação a esta questão, podemos viver com a certeza do amor de Deus por nós e de que Ele deseja um final feliz para a nossa história. Ao mesmo tempo, devemos ser sensíveis para lidar com pessoas que, por qualquer motivo, não têm filhos. 

Jesus nunca teve filhos biológicos. Que lições nos ensina este facto?