21.5.19

A alegria e a responsabilidade de educar filhos - Comentários

“É obra bastante delicada tratar com mentes humanas. A disciplina necessária para um, esmaga outro; portanto, estudem os pais o caráter dos seus filhos. Nunca sejam rudes nem procedam por impulso. […] 

Não é por um ato isolado que é formado o caráter, mas pela repetição de atos é que se estabelecem hábitos e se confirma o caráter. Para ter um caráter semelhante ao de Cristo é necessário agir como Cristo agiu. Os cristãos exibem um santo temperamento, e as suas ações e impulsos são induzidos pelo Espírito Santo.” Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 551, 552 

“O nosso Pai celestial, ao dar a Sua Palavra, não deixou despercebidas as crianças. Onde é que, dentre tudo que os homens hajam escrito, se poderá encontrar algo que tenha tal influência sobre o coração das crianças, algo tão bem adaptado para despertar o interesse delas, como são as histórias da Bíblia? Nestas singelas histórias podem-se esclarecer os grandes princípios da lei de Deus. 

A Escola Sabatina oferece aos pais e aos filhos preciosa oportunidade para o estudo da Palavra de Deus. […] Pais, separem, cada dia, algum tempo para o estudo da lição da Escola Sabatina com os seus filhos. […] Os pais, do mesmo modo que os filhos, receberão benefício deste estudo. Decorem as passagens mais importantes da Escritura ligadas com a lição, e seja isso, não uma tarefa, mas um privilégio. […] 

Aquele Espírito gosta de dirigir-Se às crianças, e desvendar-lhes os tesouros e belezas da Palavra. As promessas proferidas pelo grande Mestre cativarão os sentidos e animarão a alma da criança com uma força espiritual que é divina. Será desenvolvida na mente receptiva uma familiaridade com as coisas divinas, que será como um baluarte contra as tentações do inimigo.” A Fé Pela Qual Eu Vivo [MM 1959], p. 271 

“Aqueles que compreenderam a verdade, sentiram a sua importância e tiveram experiência nas coisas de Deus, devem ensinar a sã doutrina aos seus filhos. Que tornem os filhos familiarizados com os grandes pilares da nossa fé e as razões porque somos adventistas do sétimo dia, porque fomos chamados, como foram os filhos de Israel, para ser um povo peculiar, uma nação santa, separados e distintos de todos os outros povos sobre a face da Terra. Estas coisas deviam ser explicadas aos filhos em linguagem simples, fácil de ser entendida e, à medida que avançam em anos, as lições devem ser adaptadas à sua crescente capacidade, até que os fundamentos da verdade tenham sido lançados ampla e profundamente. 

Pais, […] estão a trabalhar diariamente para superar o inimigo e salvar os filhos dps seus artifícios? Estão a descobrir para eles as preciosas verdades da Palavra de Deus, explicando-lhes as razões da nossa fé, para que os seus jovens pés estejam firmados sobre a plataforma da verdade? 

A Bíblia, […] as grandes verdades necessárias para a salvação tornam-­se claras como a luz do meio-dia, e ninguém errará o caminho exceto os que seguem o seu próprio juízo em vez da vontade de Deus, claramente revelada.” Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 330, 331