21.5.19

A alegria e a responsabilidade de educar filhos

Terça-feira, 21 de Maio 

3. Leia o Salmo 127. Qual é a mensagem fundamental deste pequeno salmo? Que princípios importantes devemos aplicar a nós e à nossa maneira de viver? 

Quando deseja preparar seu prato favorito, segue uma receita. Se adicionar todos os ingredientes necessários e seguir todas as etapas, na maioria das vezes obterá os resultados desejados. No entanto, ser pai ou mãe não é como arte culinária. Nenhum filho é exatamente igual ao outro, e mesmo que faça tudo como fez com os outros filhos, esse filho pode ser diferente. Isso pode ter a ver com o sexo deles, a ordem em que nasceram, o seu temperamento ou uma série de outras razões. O plano de Deus é que os pais conduzam e ensinem os seus filhos a amar e obedecer ao Senhor (Deuteronómio 6:4-9; Salmos 78:5-7). A ordem de Deus para os pais é ensinar “a criança no caminho em que deve andar” (Provérbios 22:6), e não interferir sempre e controlar a vida dos filhos para ter certeza de que eles nunca tomarão decisões erradas. 

Embora desejemos que os nossos filhos passem, de crianças fofinhas e indefesas, a adultos independentes e bem-sucedidos, a nossa responsabilidade suprema é que eles conheçam, amem e sirvam a Jesus Cristo. Como pais e mães, podemos seguir o plano para o desenvolvimento espiritual dos nossos filhos traçado em Deuteronómio 6. Há quatro pré-requisitos importantes: que reconheçamos “o SENHOR, nosso Deus” (Deuteronómio 6:4), que O amemos de todo o coração (Deuteronómio 6:5), que guardemos a Sua Palavra (Deuteronómio 6:6) e que partilhemos com os nossos filhos o que sabemos sobre Ele (Deuteronómio 6:20-23). 

Deuteronômio 6 apresenta dois princípios importantes. O primeiro é o princípio do “ensinar-falar” (Deuteronómio 6:7). Ensinar (inculcar, ARA) refere-se à educação formal, enquanto o falar refere-se à instrução informal. Em ambos os casos, a comunicação da verdade bíblica ocorre dentro do contexto do relacionamento pai/mãe–filho. Momentos formais de ensino podem ocorrer durante o culto familiar quando estudamos a Palavra de Deus com os nossos filhos. O ensino informal surge espontaneamente nas circunstâncias do dia a dia e é ainda mais importante. Os incidentes cotidianos podem tornar-se um meio eficaz para comunicar a verdade bíblica (Génesis 18:19). O segundo é o princípio de “atar–escrever” (Deuteronómio 6:8, 9). A verdade espiritual deve estar atada às nossas ações (“mãos”) e atitudes (“cabeça”), mas também deve ser escrita na nossa vida privada (“umbrais”) e pública (“portas”). Ela deve passar do nosso coração para o nosso lar e do nosso lar para o mundo.