30.4.19

Um chamado aos pais

Segunda-feira, 29 de Abril 

2. Que qualidades do caráter dos pais têm consequências a longo prazo para os filhos? 

Provérbios 13:22; 27:23, 24: 

Provérbios 14:26: 

Provérbios 15:1, 18; 16:32: 

Provérbios 15:27: 

Provérbios 29:17: 

O caráter dos pais tem impacto direto sobre os seus filhos e sobre o legado a eles transmitido. Os filhos recorrem aos pais em busca de apoio, afeto, orientação e exemplo. O livro de Provérbios elogia pais que são provedores confiáveis e que gerem sabiamente os recursos da família. Muitas são as maneiras pelas quais “o que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa” (Provérbios 15:27); portanto, os pais devem estar atentos para dar prioridade à família e não ao trabalho. Pais piedosos buscam ser pacientes e dominar as suas emoções. Eles levam em consideração o facto de que os seus filhos dependem deles. Disciplinam os seus filhos, mas cuidam para não abusar da sua posição de autoridade. Mais importante, os pais dedicados desejam seguir a Deus e ser governados pelo Seu amor e pelos ensinos da Sua Palavra, para que possam guiar os seus filhos no caminho certo. 

Por fim, a coisa mais importante que o pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles. A sua fidelidade e contínua afeição por ela, ou a falta destas coisas, têm um forte efeito sobre o bem-estar dos filhos até a idade adulta. 

Em Provérbios, a lealdade a Deus, o compromisso com o casamento e com a família, bem como a integridade na vida pessoal e comunitária, são temas fundamentais. O sucesso em todas as coisas depende da condição do coração do indivíduo. As atrações do pecado, seja sexo, preguiça, riqueza ou poder, são abundantes, mas o marido e pai sábio busca a ajuda de Deus para fazer escolhas certas continuamente. 

São os princípios morais aqui expressos importantes para todos, sendo ou não pais? Como as suas ações, boas ou más, têm afetado outras pessoas, especialmente os seus filhos? Em que aspectos precisa ser mais cuidadoso(a)?