17.4.19

Preparando-se para o casamento

Segunda-feira, 15 de Abril

Uma das maiores mudanças na vida de uma pessoa é o casamento. Evidentemente, nem todos se casam. Afinal, Jesus, o nosso maior exemplo, nunca se casou, assim como muitos outros personagens da Bíblia.

Contudo, muitas pessoas casam-se e, portanto, a Bíblia não fica em silêncio quanto ao casamento, que é certamente um dos maiores modificadores da vida.

A primeira organização social mencionada na Bíblia é o casamento. Para Deus, o casamento é tão importante que as mesmas palavras que Ele disse a Adão e Eva no Éden sobre o casamento aparecem em outras três partes das Escrituras. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Génesis 2:24; veja também Mateus 19:5; Marcos 10:7; Efésios 5:31). Estes textos revelam que, uma vez que uma pessoa se casa, o relacionamento mais importante na sua vida deve ser entre ela e o seu cônjuge, até mais do que entre ela e os seus pais. Uma das razões pelas quais o casamento entre um homem e uma mulher é tão importante para Deus é que ele tipifica o relacionamento que existe entre o Seu Filho, Jesus, e a Igreja, a Sua noiva (Efésios 5:32).

Ao construir uma casa, é preciso parar e considerar o custo (compare com Lucas 14:28-30); muito mais quando estabelecemos um lar! Uma casa é construída com tijolos e argamassa, madeira e ferro, fios e vidro. Mas um lar não é construído com elementos materiais.

3. Quais são as características cruciais em todos os aspectos da vida, mas especialmente para os que estão a preparar-se para o casamento? 1 Coríntios 13:4-8; Gálatas 5:22, 23.

A preparação para o casamento deve começar connosco, de maneira pessoal e individual. Ao mesmo tempo, precisamos analisar cautelosamente o nosso futuro cônjuge para ver se ele(a) será um bom complemento para nós. Ele(a) é uma pessoa trabalhadora e esforçada? (Provérbios 24:30-34). Tem um temperamento difícil? (Provérbios 22:24). Compartilhamos as mesmas crenças? (2 Coríntios 6:14, 15). O que minha família e os meus amigos pensam do meu futuro cônjuge? (Provérbios 11:14). Estou a confiar na razão ou apenas em sentimentos? (Provérbios 3:5, 6). As respostas a estas perguntas podem significar um futuro feliz ou uma vida inteira de tristeza.

Pense em alguns bons casamentos. Que princípios vistos nesses casamentos poderiam ser aplicados a outros tipos de relacionamento interpessoal?