14.4.19

Preparando-se para a mudança

Lição 3, 13 a 19 de Abril


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “A justiça irá adiante Dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos.” Salmos 85:13

LEITURAS DA SEMANA: 1 Coríntios 10:1-13; 13:4-8; 15:24-26; Génesis 2:24; 1 Samuel 1:27; Salmos 71

A vida é repleta de mudanças. Elas ocorrem o tempo todo. A única coisa que não muda é a própria realidade da mudança. Na verdade, a mudança faz parte da nossa existência. Até as leis da física ensinam que ela existe na estrutura mais básica da realidade.

Muitas vezes, as mudanças ocorrem de maneira inesperada. Estamos numa rotina quando, de repente e instantaneamente, tudo muda. Nestas situações, somos apanhados completamente desprevenidos.

Por outro lado, às vezes prevemos as mudanças. Recebemos avisos, sinais e indicadores de que as coisas serão diferentes. Quando isto ocorre, é prudente começarmos a nos preparar, na medida do possível, para o que virá. Muitas dessas mudanças são grandes: casamento, filhos, velhice e até a morte.

Não vivemos em isolamento; isso significa que as mudanças que nos sobrevêm também podem afetar grandemente nossa família. Ao mesmo tempo, as mudanças na família podem também afetar cada membro individualmente.

Nesta semana, analisaremos algumas mudanças que, mais cedo ou mais tarde, de uma maneira ou de outra, a maioria de nós enfrentará, e como essas mudanças poderão afetar a vida familiar.