19.4.19

Preparando-se para a morte

Quinta-feira, 18 de Abril

A menos que estejamos vivos na segunda vinda de Jesus, a maior mudança que todos podemos esperar é a da vida para a morte. Juntamente com o nascimento e o casamento, que mudança tem um impacto maior na família do que a morte de um ente querido?

6. O que ensina a Bíblia sobre a morte? 1 Coríntios 15:24-26.

Muitas vezes a morte vem de maneira inesperada e trágica. Quantos homens, mulheres e até crianças acordaram um dia de manhã apenas para, antes do pôr do sol, fecharem os olhos, não no sono, mas na morte? Ou acordaram certa manhã e, antes do fim do dia, tinham perdido um membro da família?

A menos que nos certifiquemos de que estamos conectados, pela fé, com o Senhor, e de que estamos a cada momento cobertos pela Sua justiça (veja Romanos 3:22), não podemos preparar-nos para uma morte inesperada, seja a nossa ou a dos nossos entes queridos.

Por outro lado, o que faria se soubesse que tem apenas alguns meses de vida? Podemos não saber ao certo quando nos vencerá a morte, mas certamente sabemos quando nos estamos a aproximar do fim da vida. Portanto, é essencial nos prepararmos e preparar a nossa família para o inevitável.

7. Leia 1 Reis 2:1-4, algumas das últimas palavras de Davi ao seu filho Salomão. Que lições podemos extrair desta passagem sobre a preparação para a nossa morte e para o falecimento dos nossos familiares?

À primeira vista, alguém poderia argumentar: “Essa é boa! Davi, que assassinou Urias depois de engravidar a esposa dele num caso de adultério (veja 2 Samuel 11), manda o seu filho andar nos caminhos do Senhor”. Por outro lado, talvez seja precisamente por causa desse pecado e das suas terríveis consequências que as palavras de Davi foram tão poderosas. Ele estava a advertir o seu filho da loucura que lhe causou tanto pesar. Davi aprendeu, da maneira mais complicada, algumas lições difíceis sobre o custo do pecado e, evidentemente, esperava poupar o seu filho da dor que ele próprio tinha experimentado.