17.4.19

Paternidade e maternidade

Terça-feira, 16 de Abril

“Poucas coisas podem mudar mais a nossa vida do que o nascimento de um filho. Nada na família será o mesmo outra vez.

“Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava.” Salmos 127:4, 5

Ao mesmo tempo, os filhos não vêm com um manual de instruções, que informa os seus pais tudo o que precisam fazer para cuidar deles e como solucionar qualquer problema que possa surgir. Mesmo os pais experientes ficam, às vezes, espantados com as ações, palavras ou atitudes dos seus filhos.

Por mais importante que seja a preparação para o casamento, também é importante que os que esperam tornar-se pais estejam preparados para essa responsabilidade grandiosa.

4. Por mais singulares que sejam as seguintes histórias sobre nascimentos, que princípios os que se preparam para ser pais podem tirar destes relatos? 1 Samuel 1:27; Juízes 13:7; Lucas 1:6, 13-17, 39-45, 46-55, 76-79.

Que responsabilidades e oportunidades grandiosas estes pais tiveram! Três deles seriam pais de profetas e líderes em Israel, um dos seus filhos seria o precursor do Messias prometido, e um dos filhos seria o Cristo.

No entanto, mesmo que os nossos filhos não estejam destinados a ser profetas bíblicos, devemos preparar-nos para essa mudança radical na nossa vida.

Mesmo antes do nascimento da criança, deve começar o preparo que a habilitará a combater com êxito na luta contra o mal.

“Se antes do nascimento de seu filho, a mãe é condescendente consigo mesma, egoísta, impaciente e exigente, esses traços se refletirão na disposição da criança. Assim muitas crianças têm recebido como herança quase invencíveis tendências para o mal.” Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 256

Pense nos filhos sob os seus cuidados e nas responsabilidades em relação a outras pessoas. O que é possível fazer para cumprir estas atribuições da maneira mais piedosa possível?