19.4.19

Estudo adicional 19.4.19

Sexta-feira, 19 de Abril 

“Na história de Israel no deserto, vemos uma série de erros diante de grandes mudanças, apesar da surpreendente revelação do amor e poder de Deus. Antes que Israel entrasse na Terra Prometida, e assim enfrentasse outra grande mudança, Moisés disse ao povo: “Os vossos olhos viram o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor; pois a todo homem que seguiu a Baal-Peor o SENHOR, vosso Deus, consumiu do vosso meio. Porém vós que permanecestes fiéis ao SENHOR, vosso Deus, todos, hoje, estais vivos. Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumprios, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente. [...] Que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos” (Deuteronómio 4:3-9). É crucial que não nos esqueçamos do que o Senhor fez por nós. E a melhor maneira de não esquecer é ensiná-lo aos outros e à nossa posteridade. Observe, também, como a família era central: eles deviam ensinar estas coisas aos seus filhos. E o pecado em Peor era algo que só podia ser destrutivo para a família. “O crime que atraiu os juízos de Deus sobre Israel foi a licenciosidade. A ousadia das mulheres para enredar as almas não terminou em Baal-Peor”.” Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 326 

Perguntas para discussão 

1. Fale sobre os preparativos que fez para alguma das grandes fases da vida: casamento, paternidade ou maternidade, velhice, etc. As mudanças afetaram a sua família? Aprendeu algo que poderia ajudar outros a enfrentar as mesmas fases? 

2. Pense nas palavras de Davi a Salomão no contexto do seu pecado com Bate-Seba, uma calamidade que lançou uma sombra sobre o reinado de Davi e causou um impacto negativo na sua família. No meio de tudo isso, vemos a graça de Deus em ação? 

Estudo adicional - Comentários 

Este Dia Com Deus, “Constante Comunhão com Deus”, p. 118. 

Caminho a Cristo, capítulo 10, “O Deus que eu Conheço”, p. 85-91.