12.4.19

Escolhendo uma Profissão

Quinta-feira, 11 de Abril 

Em algum momento, temos que escolher o que desejamos fazer da nossa vida em termos de emprego ou carreira. A menos que sejamos ricos ou trabalhemos em casa a tempo inteiro, cuidando do lar e da família (a mais nobre de todas as ocupações), temos que escolher um caminho para obter o nosso sustento. 

Evidentemente, todos vivemos circunstâncias que podem, em grande medida, limitar a nossa decisão quanto a uma carreira. No entanto, seja qual for a nossa situação, podemos fazer escolhas em relação à profissão que, especialmente no contexto da salvação em Jesus Cristo, podem acrescentar significado e propósito à nossa vida. Em suma, o que quer que façamos, podemos fazê-lo para a glória de Deus. 

6. Que erro cometeu Salomão e como podemos evitar algo semelhante? Eclesiastes 2:1-11. 

Não precisamos ser ricos para cair na mesma armadilha em que Salomão caiu. “O amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, desviaram-se da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:10). É possível ser pobre e amar o dinheiro tanto quanto alguém que é rico. 

É certo que os recursos financeiros são necessários, mas independentemente do que fazemos ou de quanto dinheiro ganhamos, não precisamos tornar a busca da riqueza um ídolo. Muitas famílias também sofrem por causa de um pai que, obcecado por ganhar dinheiro, negligenciou a família para tentar enriquecer. Quantas crianças, ou cônjuges, teriam preferido um estilo de vida mais humilde do que um relacionamento empobrecido com o pai? Na maioria dos casos, as pessoas teriam preferido o primeiro ao segundo. 

Desde a criação, Deus planeou que o trabalho fizesse parte da vida (Génesis 2:15). O perigo é quando fazemos do trabalho o centro da nossa vida ou quando ele se torna um meio de adquirir riquezas unicamente para nós. Esse foi o erro de Salomão. Ele buscou significado nesses projetos e, embora muitos deles tenham trazido certa satisfação, no fim descobriu que eles eram insignificantes. 

Alguém disse: “Quantas pessoas, no fim da vida, desejaram ter passado mais tempo no escritório e menos tempo com a família?” A partir dessa pergunta, que lição podemos aprender?