14.4.19

Despreparados

Domingo, 14 de Abril

Há algo peculiar na Palavra de Deus: ela não encobre as realidades da vida humana. Ao contrário, ela as expõe em toda a sua gravidade e, às vezes, na sua mais absoluta dor e desespero. Na verdade, com exceção das primeiras páginas da Bíblia, e das últimas, a Palavra de Deus pinta uma imagem lamentável da humanidade. Paulo não estava a exagerar quando escreveu: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

1. Que advertências e promessas são expressas em 1 Coríntios 10:1-13?

Enfrentamos mudanças constantemente. Em muitos aspectos, muitas das nossas ações são simplesmente as nossas reações a elas. O desafio para nós, como cristãos, é agir pela fé, confiando em Deus e revelando essa fé mediante a obediência, independentemente da tentação de fazer o contrário.

“A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo do coração sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, p. 57). Assim como estas palavras eram verdadeiras para o antigo Israel e para o tempo de Ellen G. White, também são verdadeiras para nós hoje.

2. Que erros cometeu o povo diante de mudanças? O que podemos aprender com os seus erros?

Atos 5:1-10: 

Génesis 16:1, 2, 5, 6: 

Mateus 20:20-22: 

As mudanças acontecem e muitas vezes trazem tentações, desafios e, às vezes, até medo. Portanto, é crucial que tenhamos a armadura espiritual para lidar com elas da maneira correta. Não importa se as mudanças são inesperadas ou se fazem parte do ciclo normal da vida, precisamos estar preparados para o que virá, tanto para aquilo que vemos quanto para o que não vemos.