30.4.19

Correção com amor

Terça-feira, 30 de Abril 

3. Qual é a importância da disciplina e correção de uma criança? Provérbios 10:17; 23:13, 14; 29:1; 29:15 

Os pais às vezes disciplinam os seus filhos para lhes mostrar o comportamento socialmente inaceitável, punir a desobediência e até mesmo expressar o seu descontentamento quando são constrangidos. Mas qual é a intenção de Deus com a disciplina dos membros mais novos da Sua família? Provérbios estabelece a disciplina no contexto da esperança para o futuro (Provérbios 19:18). Os pais piedosos sabem que os filhos têm uma natureza pecaminosa. Somente um poder pode ajudá-los com isso, e esse poder é Cristo (veja Ellen G. White, Educação, p. 29). A missão dos pais cristãos e da disciplina é conduzir os filhos a Deus. 

Sustentando uma planta frágil. Através de Cristo, a disciplina não é vista como punição ou expressão de autoridade, mas como correção redentiva. O plano de Deus é que os pais amorosos, conhecendo a força do pecado, guiem os filhos a Cristo. Pais cuidadosos corrigem de maneira gentil e firme, restringindo e guiando os filhos nos primeiros anos, assim como um horticultor dá suporte a uma árvore recém-plantada, até que o domínio próprio surja e o jovem passe a confiar em Deus e a cooperar com o plano divino para a salvação, crescimento e maturidade. 

4. Que mensagem para os pais é encontrada em Provérbios 13:24 e 23:13, 14? 

Apenas algumas vezes a palavra “vara” (shebet, em hebraico) é mencionada no contexto de disciplinar os filhos. É popular na literatura cristã sobre paternidade e maternidade a noção de que o uso da vara deve seguir o exemplo do Pastor celestial, que a utiliza para guiar o rebanho (Salmos 23:4). Algumas passagens bíblicas indicam o ensino paciente, exemplo consistente, boa comunicação e relacionamento próximo para influenciar os filhos à mudança (Deuteronómio 11:18, 19). Eles precisam sentir-se amados pelos pais. Isso é vital para que a disciplina seja corretiva e redentiva (Provérbios 13:24). 

Quando a disciplina perde o propósito pretendido, por ser dura demais ou errada, como podem os pais resolver os problemas com os seus filhos?