24.4.19

Como lidar com a solidão

Lição 4, 20 a 26 de Abril


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Génesis 2:18

LEITURAS DA SEMANA: Eclesiastes 4:9-12; Filipenses 4:11-13; 1 Coríntios 7:25-34; Mateus 19:8; Génesis 37:34; Isaías 54:5

Uma história impressionante, mas dolorosa, virou notícia anos atrás. Uma mulher foi encontrada morta em seu apartamento. Embora a morte tenha sido trágica, o que tornou a história ainda pior foi o facto de que ela já estava morta havia mais de 10 anos quando foi encontrada. Dez anos! Portanto, a pergunta que as pessoas fizeram, e com razão, foi: “Como, em uma cidade grande como esta, com tantas pessoas e meios de comunicação, uma mulher que não era uma moradora de rua podia estar morta há tanto tempo e ninguém saber?”

Embora extrema, essa história é um exemplo de uma realidade: muitas pessoas estão sofrendo de solidão. Em 2016, o jornal The New York Times publicou um artigo intitulado “Pesquisadores confrontam uma epidemia de solidão”. O problema é real.

Desde o princípio, como seres humanos, não fomos feitos para ficar sozinhos. Do Éden em diante, na medida do possível, deveríamos viver na companhia de outras pessoas. Evidentemente, o pecado entrou no mundo e nada tem estado normal desde então. Nesta semana, examinaremos a questão da solidão que talvez enfrentemos em algum momento. Se esse não é o seu caso, considere-se afortunado.