24.4.19

A vida de solteiro

Segunda-feira, 22 de Abril

Uma jovem relatou as vantagens de não ser casada: “Duas vezes tive a oportunidade de servir no campo missionário e aceitei sem hesitar”. Uma pessoa casada, que possui família, poderia levar um pouco mais de tempo para tomar essa decisão, pois a questão não envolve apenas ela, mas também seu cônjuge e filhos.

3. De acordo com Paulo, quais são as boas razões para permanecer solteiro? 1 Coríntios 7:25-34

A maioria das pessoas pensa que o casamento é a vontade de Deus para elas. Afinal de contas, não disse Ele: “não é bom que o homem esteja só”? No entanto, temos muitos exemplos na Bíblia de pessoas que não eram casadas, incluindo o maior exemplo de todos, Jesus Cristo.

Jeremias foi instruído a não se casar (Jeremias 16:1-3); foi uma decisão para uma situação histórica. Não sabemos se essa restrição foi removida, mas claramente Jeremias foi um grande profeta enquanto era solteiro.

No caso do profeta Ezequiel, por mais importante que fosse o estado civil do profeta, sua esposa morreu repentinamente. Ele não pôde sequer lamentar, pois devia prosseguir com o ministério que o Senhor lhe havia designado (Ezequiel 24:15-18). O sofrimento de Ezequiel serviu de lição sobre o sofrimento que ocorreria com o povo por causa do pecado. Oseias também vivenciou um casamento desfeito, mas continuou o ministério. Embora a história pareça estranha, Deus mandou que ele se casasse com uma prostituta. O Senhor sabia que ela deixaria Oseias para ficar com outros homens (Oseias 1–3). Ao olharmos para trás, vemos Deus tentando ilustrar Seu amor unilateral por Israel e por nós; no entanto, deve ter sido difícil e doloroso para Oseias ser o exemplo prático dessa ilustração.

Nesses exemplos, o estado civil não era um problema. Deus queria que esses homens tivessem integridade, obediência e capacidade de dizer o 
que Ele desejava que eles dissessem. Precisamos estar certos de que nossa vida não é definida por nossa condição conjugal. Muitos hoje nos dizem que, a menos que nos casemos, não estamos completos. Paulo responderia: “não sede conformados com este mundo”. Em vez disso, “que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12:1, 2).

Na prática, de que maneira podemos ministrar aos solteiros, tanto membros da igreja quanto nossos amigos?