15.3.19

Reunião Para a Batalha do Armagedom

Quinta-feira, 14 de Março 

6. Leia Apocalipse 16:16. No seu engano no tempo do fim, Satanás terá sucesso em reunir o mundo para a batalha do Armagedom? 

Os enganosos milagres demoníacos alcançarão sucesso mundial. Tendo desprezado os ensinos bíblicos, as pessoas crerão numa mentira acompanhada de milagres enganosos (veja 2 Tessalonicenses 2:9-12). Elas unir-se-ão num propósito, simbolizado pela reunião dessas pessoas num “lugar” chamado, em hebraico, Armagedom, que significa “Monte de Megido”. Megido não era um monte, mas uma cidade-fortaleza localizada no vale de Jezreel (ou planície de Esdrelão), no sopé da cordilheira do monte Carmelo, e era também um importante lugar estratégico. 

A planície foi o local de muitas batalhas decisivas (veja Juízes 5:19; 6:33; 2 Reis 9:27; 23:29, 30). O Apocalipse usa esse contexto para descrever essa batalha entre Cristo e as forças do mal, chamada de Armagedom. Os povos do mundo são descritos como um exército unificado, sob a liderança da aliança satânica. 

O “Monte de Megido” parece ser uma alusão ao monte Carmelo, que se eleva acima do vale no qual a antiga cidade de Megido estava localizada. O Monte Carmelo foi o local de um dos maiores confrontos da história de Israel entre o verdadeiro profeta de Deus (Elias) e os falsos profetas de Baal (1 Reis 18). Esse confronto respondeu à pergunta: “Quem é o verdadeiro Deus?”. O fogo que veio do Céu demonstrou que o Senhor era o único Deus verdadeiro e o único a ser adorado. Enquanto a questão espiritual da batalha do Armagedom (obedeceremos a Deus ou ao homem?) é resolvida antes que venham as pragas, os que se posicionarem do lado do dragão, da besta e do falso profeta (Apocalipse 16:13) serão então totalmente controlados pelo diabo (como ocorreu no caso de Judas, levando à crucificação de Cristo [Lucas 22:3]). Tendo escolhido o lado perdedor, eles estarão entre os que clamarão para que os montes os escondam (Apocalipse 6:16; leia também 2 Tessalonicenses 1:7, 8). 

Contudo, antes que as pragas sejam derramadas, em Apocalipse 13:13, 14 descreve-se a besta da terra fazendo descer fogo do Céu para enganar o mundo, levando-o a pensar que seja obra de Deus a falsificação de Satanás, que incluirá falsos reavivamentos guiados por outro espírito. 

O Armagedom não é uma batalha militar entre nações do Oriente Médio, mas uma disputa espiritual, em que Cristo confrontará as forças das trevas (veja 2 Corintios 10:4). O resultado será como foi no monte Carmelo, mas numa escala mundial: a vitória de Deus sobre as forças das trevas. 

A grande batalha do Armagedom é o desfecho duma guerra que travamos todos os dias. Tem lutado do lado dos vencedores?