14.3.19

O Último Grande Engano de Satanás

Quarta-feira, 13 de Março 

Em Apocalipse 16:12, revela-se que o propósito da seca do Eufrates é preparar o caminho “para os reis que vêm do Oriente” (NVI). No Antigo Testamento, “os reis que” vieram “do Oriente” foram Ciro e os seus exércitos. Eles vieram do Norte, aproximando-se, então, de Babilónia pelo Leste (Isaías 41:25). A sua conquista de Babilónia tornou possível o retorno do povo de Deus à sua terra natal (Isaías 44:27, 28). Da mesma forma, a seca simbólica do Eufrates preparará o caminho para a chegada dos reis que vêm do Oriente para prover libertação ao povo de Deus no tempo do fim. 

Em Apocalipse 16:12, os reis que vêm do Oriente são Cristo e o Seu exército de anjos celestiais. Na Sua segunda vinda, Jesus aparecerá com a Sua hoste angélica, “com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro” (Apocalipse 19:14), que são as vestes dos anjos sem pecado (Apocalipse 15:6). Acompanhado da hoste celestial, como mostra Apocalipse 17:14, Cristo vencerá as forças satânicas que oprimem o Seu povo (compare com Mateus 24:30, 31). O conflito final contra Cristo e os Seus fiéis culminando com a segunda vinda de Jesus é conhecido como a batalha do Armagedom. 

5. Leia Apocalipse 16:13, 14. Qual é a função dos três espíritos imundos semelhantes a rãs na preparação para a batalha do Armagedom? Porque são eles uma contrafação satânica das três mensagens angélicas (Apocalipse 14; veja 1 Timóteo 4:1)? 

Mediante os eventos finais que levarão ao fim do período de possibilidade de arrependimento, todo o ser humano será levado a escolher em qual dos dois lados permanecerá na batalha do Armagedom. Como um prenúncio dessa guerra espiritual, João viu três espíritos demoníacos semelhantes a rãs. A última tentativa de Satanás de enganar envolverá espíritos demoníacos e mentirosos. 

O dragão (paganismo e espiritualismo), a besta do mar (catolicismo romano) e o falso profeta (o protestantismo apostatado) unir-se-ão sob o comando de Satanás (veja Apocalipse 13:11, 12). Satanás habilitará a besta semelhante ao cordeiro a realizar sinais miraculosos (veja Apocalipse 13:13-17), que incluem manifestações espiritualistas. Esses sinais fazem parte da estratégia enganosa de Satanás no tempo do fim para persuadir o mundo a segui-lo, em vez de seguir o Deus verdadeiro. 

Cegos por seu ódio a Deus e à Sua verdade, os líderes do mundo prontamente crerão nas mentiras de Satanás, mascaradas por uma agradável aparência religiosa (2 Tessalonicenses 2:9-12). Finalmente, eles se unirão na última batalha, que levará ao fim deste mundo.