26.3.19

O Milénio

Terça-feira, 26 de Março 

3. Leia Apocalipse 20:1-3 e Jeremias 4:23-26. Durante o milénio, qual será o estado da Terra? Em que sentido Satanás estará acorrentado? 

Os mil anos (ou milénio) começarão com a segunda vinda de Cristo. Nesse momento, Satanás e os seus anjos caídos estarão acorrentados. A corrente que prende Satanás é simbólica, pois os seres espirituais não podem ser presos fisicamente. Satanás estará preso pelas circunstâncias. As pragas terão desolado e exterminado os ímpios habitantes da Terra, provocando uma condição caótica semelhante à da Terra antes da Criação (Génesis 1:2). Nessa condição, a Terra será a prisão de Satanás durante o milénio. Visto que não haverá nenhum ser humano para tentar nem ferir, Satanás e os seus demónios só poderão contemplar as consequências da sua rebelião contra Deus. Não poderão fazer mais nada. 

4. Leia Apocalipse 20:4-16. Onde estarão os redimidos durante o milénio? 

O Apocalipse diz que o povo de Deus passará mil anos no lugar que Cristo preparou para eles no Céu (João 14:1-3). João viu-os sentados em tronos como reis e sacerdotes, julgando o mundo. Jesus prometeu que os discípulos se sentariam “em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Mateus 19:28). Paulo afirmou que os santos julgarão o mundo (1 Coríntios 6:2, 3). 

Este juízo diz respeito à justiça das ações de Deus. Ao longo da história, Satanás levantou dúvidas a respeito do caráter de Deus e da Sua relação com os seres que Ele criou. Durante o milénio, o Senhor permitirá que os remidos tenham acesso aos registros da história para encontrar respostas para todas as questões acerca da justiça e imparcialidade das decisões divinas. No juízo, também serão apresentadas respostas para as questões relacionadas à direção do Criador na vida dos salvos. Na conclusão do milénio, todas as perguntas acerca da justiça de Deus serão para sempre respondidas. O povo de Deus será capaz de ver, sem sombra de dúvida, que as acusações de Satanás eram infundadas. Então eles estarão prontos para testemunhar a execução da justiça de Deus no juízo final dos perdidos. 

Quem entre nós não tem perguntas difíceis para as quais, por enquanto, parece não haver respostas? Um dia, o Senhor nos responderá. O que revela isto sobre o Seu caráter?