22.3.19

O Juízo de Babilónia

Quinta-feira, 21 de Março 

7. Leia Apocalipse 16:14-16 e 17:12-15. O que declaram estes textos sobre os “dez reis”? 

Têm sido oferecidas interpretações diferentes em relação à identidade dos dez reis. No entanto, o Apocalipse não revela quem eles são. Tudo o que podemos extrair do texto é que eles são uma confederação política efêmera que surgirá pouco antes do fim e que apoiará a prostituta. O número deles significa que os poderes mundiais renderão total e resoluta fidelidade à besta. 

Em Apocalipse 17:13, 14, reitera-se, em poucas palavras, a batalha do Armagedom, introduzida em Apocalipse 16:12 a 16. Induzida pelos poderes demoníacos operadores de milagres juntamente com o dragão, a besta do mar e o falso profeta, a confederação política mundial guerreará contra o Cordeiro. Noutras palavras, a batalha do Armagedom não será um conflito bélico no Oriente Médio, mas o conflito final da segunda vinda de Cristo, no qual Satanás e a sua confederação lutarão contra Cristo e a Sua hoste angélica. 

8. Leia Apocalipse 17:16-18. Pelo que vimos em Apocalipse 16:2-12, o que está por trás da mudança de atitude dos dez reis em relação a Babilónia? Quem é responsável pelo que acontecerá com Babilónia? 

Os dez chifres, que são os poderes que sucedem as nações divididas da Europa, cheios de ódio, de repente voltar-se-ão contra a prostituta, Babilónia (a manifestação do papado no tempo do fim), fazendo-a desolada e despojada. Simbolicamente, eles comerão a sua carne e a destruirão com fogo. Ao escrever sobre o que ocorrerá com a prostituta Babilónia, João empregou uma linguagem semelhante ao que Deus disse que ocorreria com a adúltera Jerusalém (Jeremias 4:30). Queimar no fogo era o castigo da filha do sacerdote que estivesse envolvida com imoralidade sexual (Levítico 21:9). Os poderes políticos enganados ficarão desiludidos por causa da incapacidade de Babilônia para protegê-los das pragas. Eles sentir-se-ão enganados e, em hostilidade, a atacarão. Esse sistema religioso apóstata do tempo do fim sofrerá a plenitude do juízo divino, juntamente com todos aqueles que escolheram identificar-se com ele. 

Muitas perguntas sobre os eventos finais ainda permanecem sem resposta e, portanto, podem parecer confusas para nós. Que promessa específica foi dada em Apocalipse 17:14, e o que significa essa promessa para nós?