31.3.19

No Princípio

Domingo, 31 de Março 

A Bíblia começa no princípio. Por isso ela inicia com as palavras (na verdade, uma palavra no hebraico) “no princípio [...]” (Génesis 1:1). O foco especial do capítulo é a transformação da Terra, originalmente “sem forma e vazia” (Génesis 1:2), num mundo que o próprio Deus, no sexto dia, declarou ser “muito bom” (Génesis 1:31). Em suma, este princípio é o início do nosso mundo. 

1. Leia Génesis 1. Existe um sinal de que algo surgiu de modo aleatório ou casual, ou tudo foi feito de maneira muito ordenada, com todas as coisas no seu devido tempo e lugar? O que revela a sua resposta sobre o caráter de Deus? 

Ellen G. White escreveu que “a ordem é a primeira lei do Céu” (Signs of the Times, 8 de junho de 1908); parece que na Terra também é assim. Embora o pecado tenha desorganizado o mundo natural, até certo ponto, ordem, ritmo e regularidade ainda existem. 

2. Leia Génesis 8:22. Como a ordem também é vista nesta passagem? 

Mesmo depois da queda, as estações geralmente vêm e vão de maneira ordenada. Portanto, juntamente com os luzeiros no Céu, isto é, o Sol e a Lua, que existem para fazer “separação entre o dia e a noite [...] para sinais, para estações, para dias e anos” (Génesis 1:14), existem também as estações – tudo faz parte do ciclo natural do mundo criado por Deus. E, realmente, embora tenhamos hoje apenas vislumbres, Isaías 66:23 sugere que o senso de ritmo também existirá no novo Céu e na nova Terra. 

Como influencia o sábado, de maneira poderosa e regular, a sua vida familiar? Quais são as vantagens distintas, não apenas do sábado, mas do facto de que ele acontece com regularidade?