22.3.19

Estudo adicional 22.3.19

Sexta-feira, 22 de Março 

Antes do pleno colapso moral de Babilónia, uma voz do Céu apela ao povo de Deus que ainda está em Babilónia: “Retirai-vos dela, povo Meu” (Apocalipse 18:4). Muitos adoradores de Deus ainda estão em Babilónia por várias razões. Deus usa a Sua igreja para apelar a essas pessoas que saiam desse sistema religioso apóstata e não participem dos seus pecados. Elas devem retirar-se para escapar do destino de Babilónia. Deus não deseja que ninguém pereça (2 Pedro 3:9). Em Apocalipse 19:1 a 10, revela-se que muitas pessoas que temem a Deus em Babilónia responderão ao chamado. Pense na tremenda responsabilidade que recai sobre nós como igreja remanescente de Deus. O que revela isso sobre a nossa necessidade da verdade divina em nosso coração e do derramamento do Espírito Santo na nossa vida? 

Perguntas para discussão 

1. Como revela Apocalipse 18:4, há muitas pessoas tementes a Deus em Babilónia a quem o Senhor chama de “Meu povo”. “Não devemos sair do nosso caminho para fazer duras acusações aos católicos. Entre eles existem muitos que são cristãos muito conscienciosos, que andam em toda a luz que brilha sobre eles, e Deus agirá em favor deles. Os que têm tido grandes privilégios e oportunidades, e que não têm aproveitado as suas faculdades físicas, mentais e morais […] estão em maior perigo e em maior condenação diante de Deus, do que os que se acham em erro a respeito de pontos doutrinários, mas que, não obstante, procuram viver para fazer o bem aos outros” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 575). Como devemos tratar os outros? 

2. Em Apocalipse 17, é descrita uma prostituta montada numa besta escarlate. Enquanto a mulher do capítulo 12 simboliza a igreja de Deus, a do capítulo 17 refere-se a uma igreja apóstata que engana o mundo. Quais são as semelhanças e diferenças entre elas? 

3. Porque é tão importante que hoje permaneçamos fiéis, verdadeiros e puros à mensagem que Deus nos concedeu? Leia Apocalipse 16:15, um apelo à fidelidade em meio à descrição da apostasia mundial. Como podemos aplicar esta advertência a nós hoje? 

Estudo adicional - Comentários 

Maranata [MM 1977], “A Estratégia de Satanás no Conflito Final”, p. 161. 

Testemunhos para a Igreja, v. 3, “Elias Reprova Acabe”, p. 273-278.