18.3.19

Babilónia, a Prostituta

Domingo, 17 de Março 

1. Leia Apocalipse 17:1. Jeremias 51:13 revelou que as “muitas águas” sobre as quais Babilónia está sentada são o rio Eufrates. De acordo com Apocalipse 17:15, o que simbolizam as “muitas águas”? 

Na Bíblia, “mulher” é um símbolo para o povo de Deus. Em Apocalipse, a verdadeira igreja de Deus é retratada como uma mulher pura 
(Apocalipse 12:1; 22:17). Portanto, uma “prostituta” representa uma igreja falsa e apóstata. Em Apocalipse 17:5, esta prostituta é identificada como Babilónia, a Grande. Assim como a Babilónia antiga dependia do rio Eufrates para a sua subsistência, a Babilónia do tempo do fim dependerá do apoio das massas para impor os seus planos. 

2. Leia Apocalipse 14:8; 17:2; 18:2, 3. Quais são os dois grupos envolvidos numa relação ilícita com a Babilónia do tempo do fim, sendo seduzidos por ela? 

O primeiro grupo são os reis da Terra, os poderes políticos governantes. Eles são retratados numa relação adúltera com a prostituta Babilónia. No Antigo Testamento, a expressão “prostituição” é usada frequentemente para descrever como o Israel apóstata se afastou de Deus e se voltou para as falsas religiões (Isaías 1:21; Jeremias 3:1-10). A relação adúltera entre os reis da Terra e a prostituta simboliza uma união ilícita entre a Babilónia do tempo do fim e os poderes políticos governantes, uma união entre Igreja e Estado. 

O segundo grupo numa relação ilícita com a prostituta Babilónia são os habitantes da Terra, o povo governado. Eles se embebedam com o vinho da prostituição de Babilónia. Em contraste com os poderes políticos governantes, a população em geral é intoxicada pelas práticas e ensinamentos falsos de Babilónia, sendo enganada a pensar que ela pode protegê-los. Quando as pessoas estão embriagadas, elas não pensam com clareza e são facilmente controladas (veja Isaías 28:7). O mundo inteiro será desviado por Babilónia, com exceção dum remanescente fiel. 

Assim como no passado e no presente, o povo será enganado no fim dos tempos. Quais são os perigos de seguir a opinião popular, não importando a popularidade dessa opinião?