18.3.19

A Prostituta Montada na Besta Escarlate

Segunda-feira, 18 de Março 

3. Leia Apocalipse 17:1, 3. Porque os símbolos “água” e “besta” descrevem adequadamente os que apoiam Babilónia? 

Ao ser levado em visão para o deserto, João viu uma mulher montada numa besta escarlate. Enquanto a prostituta representa uma entidade religiosa, a besta simboliza um poder político. A imagem da religião a dominar os poderes seculares e políticos indica duas entidades separadas, algo que não era assim no passado, quando a religião e a política estavam integradas. Contudo, a profecia revela que estas duas entidades se unirão no tempo do fim. O conceito de montar numa besta indica domínio; como aquela que está montada na besta, este sistema religioso do tempo do fim dominará os poderes seculares e políticos. 

4. Que características da prostituta apontam para o dragão, para a besta do mar e para a besta que emerge da Terra, em Apocalipse 12 e 13? 

A prostituta foi retratada de maneira extravagante, vestida de púrpura e escarlate, e adornada com ornamentos de ouro, pedras preciosas e pérolas. O ato de se adornar era uma prática das prostitutas na Antiguidade para aumentar o seu poder de sedução (Jeremias 4:30). Como a cor do sangue, a escarlate corresponde ao caráter opressor deste sistema religioso. 

O vestido da prostituta falsifica as vestes do sumo sacerdote no Antigo Testamento, que incluíam as cores púrpura, escarlate e ouro (Êxodo 28:5, 6). A inscrição blasfema na testa da prostituta substitui a inscrição “SANTIDADE AO SENHOR” na mitra do sumo sacerdote (Êxodo 28:36-38). O cálice na sua mão lembra-nos os utensílios do santuário, nos quais o rei Belsazar e os seus convidados beberam vinho (Daniel 5:2-4). O cálice na mão da prostituta utiliza a aparência da verdade para esconder o vinho, as falsidades do sistema religioso de Satanás no fim dos tempos, para seduzir o mundo para longe de Deus. 

Além disto, a prostituta Babilónia foi descrita como embriagada com o sangue dos santos e dos mártires que morreram como resultado do seu testemunho. Esses crimes de sangue ligam a Babilónia do tempo do fim ao cristianismo apóstata medieval, liderado pelo papado e responsável pela morte de milhões de cristãos fiéis ao evangelho. 

A descrição da prostituta Babilónia reflete a imagem de Jezabel na igreja de Tiatira (Apocalipse 2:20-23). Como elucidam os paralelos entre estas mulheres o caráter da Babilónia do tempo do fim?