29.3.19

A Nova Jerusalém

Quinta-feira, 28 de Março

Então João descreveu a capital da nova Terra, a nova Jerusalém. Embora seja um lugar real habitado por pessoas reais, a nova Jerusalém e a vida ali estão além de qualquer descrição terrestre (veja 1 Coríntios 2:9).

6. Leia Apocalipse 21:9-21. Quais são as características exteriores da nova Jerusalém?

A nova Jerusalém é referida como a noiva, a esposa do Cordeiro. Essa cidade é o lugar que Cristo está a preparar para o Seu povo (João 14:1-3).

A cidade é cercada por uma alta muralha com 12 portas: três portas em cada lado, possibilitando a entrada a partir de todas as direções. Essa característica indica o escopo universal da cidade. Na nova Jerusalém, todos terão acesso ilimitado à presença de Deus.

A cidade é ainda representada como um cubo perfeito; são 12 mil estádios de comprimento, largura e altura. O cubo é composto por seis faces e 12 arestas. Portanto, a cidade totaliza 144 mil estádios, que refletem os 144 mil que são trasladados sem passar pela morte na segunda vinda de Jesus. No templo do Antigo Testamento, o lugar santíssimo era um cubo perfeito (1 Reis 6:20). Portanto, a nova Jerusalém funciona como o centro de adoração a Deus.

7. Leia Apocalipse 21:21-22:5. Que características interiores da cidade o fazem lembrar do Jardim do Éden? Qual é a importância da promessa de que não haverá mais maldição na cidade (Apocalipse 22:3)?

A característica mais notável da nova Jerusalém é o rio da água da vida que flui do trono de Deus (veja Génesis 2:10). Em contraste com o rio em Babilónia, em que o povo de Deus se sentava como cativos, com saudades de Jerusalém (Salmos 137), nas margens do rio da vida na nova Jerusalém o peregrino povo de Deus de todos séculos encontra o seu lar.

Em ambas as margens do rio, está a árvore da vida, com as suas folhas para “a cura das nações” (Apocalipse 22:2). Essa cura não se refere à doença, visto que na nova Terra não haverá enfermidades. Ela se refere à cura de todas as feridas causadas pelas barreiras que separaram as pessoas ao longo da história. Os remidos de todas as eras e de todas as nações pertencerão a um só povo: a família de Deus.